Wine on Ice: os três amigos do Norte que fazem sorvetes de vinho e gin

A Wine on Ice está implementada no Norte, mas quer chegar a todo o país. (Fotografia: DR)
Micael, Hugo e André são os três jovens autores da Wine on Ice, a marca que há quatro anos fabrica e comercializa sorvetes de vinho do Porto, vinho verde e de vários gins. A ideia é criar um sorvete para cada região demarcada dos vinhos portugueses.

Depois dos sorvetes de vinho ruby (vinho do Porto), vinho verde e quatro sabores de gin, os jovens empreendedores Micael, Hugo e André estão a desenvolver um sorvete de vinho do Porto branco com hortelã, canela e raspas de lima e um sorvete de aguardente DOC da Lourinhã, prova de como o vinho não se esgota na sua produção em estado líquido.

O sorvete de vinho do Porto branco já está praticamente disponível no mercado e as receitas do sorvete de aguardente DOC da Lourinhã – um projeto proposto pelo próprio município – estão em desenvolvimento. Segundo contou Micael Ribeiro à Evasões, estes são apenas os primeiros passos de um projeto mais ambicioso, de criar um sorvete para cada uma das regiões vinícolas do país.

Para tornar isso possível, a Wine on Ice planeia associar-se a grandes produtores vitivinícolas de várias regiões, no sentido de obter as melhores matérias-primas e ganhar escala de negócio. Exemplo disso é a associação com a Vermuiz Gin, de Famalicão, que resultou no lançamento de um sorvete de gin, sorvete de gin com framboesas, sorvete de gin baby kiwi e sorvete de gin com canela e uvas passas.

 

Como tudo começou

Micael Ribeiro, 27 anos, natural de Ovar e formado em Gestão de Empresas, teve a ideia de criar um gelado (sorvete, sem leite na sua composição) à base de vinho verde quando participou numa feira de vinhos verdes em Castelo de Paiva, há quatro anos. A aceitação do público foi muito boa – recorda -, mas a ideia ficaria por ali, até Hugo – cuja família tem um pequena quinta de vinho do Porto no Douro – o desafiar a apostar na ideia de forma mais sustentada.

(Fotografia: DR)

A Hugo Matos, de 25 anos e formado em Turismo, juntou-se mais tarde André Pinto, 27 anos, formado em engenharia mecânica e gestão de empresas. E o que podiam ser três jovens empreendedores de áreas sem qualquer ponto de contacto, tornou-se, na verdade, um trunfo para montar o negócio da Wine on Ice, que está neste momento a erguer-se dos abalos comerciais da pandemia.

Os sorvetes são produzidos por um parceiro fabricante de gelados, com as receitas da marca, e vendem-se em frascos de vidro reutilizáveis de 100ml e em cubas de 500ml, a partir de três e dez euros, respetivamente (a marca faz também entregas no Norte do país). São feitos a partir de uma redução alcoólica do vinho e têm até 3% de volume de álcool. “O objetivo é que a nossa marca seja reconhecida como a principal marca de gelados alcoólicos em Portugal”, sintetiza Micael.



Ler mais







Send this to friend