Geórgia ganha primeiro restaurante em Portugal

O #Treestory, primeiro restaurante com comida da Geórgia em Portugal, assenta nos guisados e assados bem condimentados em Lisboa, perto do Marquês de Pombal. Os produtos são portugueses, a técnica é da Geórgia. Veja mais na fotogaleria.

Tardou a chegar, mas o primeiro restaurante com comida tradicional da Geórgia em Portugal aterrou em Lisboa. É que, ao contrário do que se possa pensar, as semelhanças entre os dois países não são poucas. «Têm em comum a natureza, a arquitetura, a liberdade, o sol, valores como a família e a amizade», explica a dona, Irina Prokudina. E até nos produtos essa união se nota. «Ambos usam muito frango, vegetais, as especiarias, o queijo», aponta a georgiana, em Portugal há um ano.

A grande maioria dos produtos usados são portugueses, até porque «têm melhor qualidade do que os georgianos» mas a forma de os confecionar remonta a este país da Europa Oriental. Na carta, as khachapuri e os khinkali são dos pratos mais tradicionais. As primeiras são tartes feitas no forno que levam até três doses de queijo. Os segundos são os dumplings georgianos, cozidos a vapor e com porco e vaca. Vale a pena também provar como entrada o sortido de legumes picados conhecido como pkhali, com espinafre, beringela, cenoura e nozes. E ainda as sopas de cogumelos, de feijão e de vaca com arroz e especiarias.

Nas carnes, destaque para o porco guisado em molho de nozes e especiarias e para o frango assado com especiarias e molho típico tkemali, feito à base de ameixa. As doses são bem servidas e o ideal é repartir algumas propostas em grupo, com tempo. «Na Geórgia, é quase obrigatório ficar horas à mesa a comer e conversar. E bebem muito também», ri-se a dona. No #Treestory, o espaço ideal para este tipo de convívio é o sossegado terraço nas traseiras com plantas. Aliás, o nome do restaurante de 70 lugares vem daqui. «Quando conhecemos o espaço, abandonado, só uma árvore tinha sobrevivido», diz Irina. Uma árvore que promete dar frutos.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa: luzes de Natal ligam-se no sábado, com fogo-de-artifício
8 programas para o fim de semana na Grande Lisboa
Lisboa: 500 vinhos vão estar à prova em Marvila



Ler mais







Send this to friend