Chama-se The Folly e veio completar o projeto iniciado em 2018, pelo empreendedor e colecionador de arte britânico Howard Bilton e o premiado enólogo australiano, David Baverstock, que inclui adega, bar, loja e galeria de arte – através da qual apoiam uma fundação para crianças e jovens carenciados – no coração de Estremoz.
Na Howard’s Folly, o vinho e a arte convivem sob o mesmo teto, e neste novo restaurante não é diferente. A decoração inclui detalhes de artesanato local, tal como as tradicionais tapeçarias alentejanas, obras de arte contemporâneas e até uma coleção de estatuetas coloridas de porquinhos, que fizeram parte de uma pig parade (desfile de porcos) que Bilton organizou em Hong Kong em 2019.
No The Folly, os visitantes são convidados a provar os vinhos da adega alentejana, a tomar um cocktail e a descobrir a cozinha criativa do chef Hugo Bernardo, seja nas amplas salas inundadas de luz natural, ou até no agradável pátio interior.
- The Folly (Fotografia: DR)
- The Folly (Fotografia: DR)
“Da terra para o prato” é princípio que orienta aquela cozinha, focada nos produtos sazonais e de origem local. Para começar, há uma tábua de queijos da região e enchidos da famosa Salsicharia Canense da Dona Octávia, petiscos tais como os croquetes de alheira com maionese de manjericão, e um prego alentejano.
Nos pratos principais sobressai um magret de pato com puré de beterraba, um fresquíssimo ceviche de robalo e um bife do lombo servido com lascas de batatas e legumes crocantes. E para a sobremesa há doces e suculentos figos que complementam uma tarte de amêndoa nos meses de verão, e ainda mousse de chocolate coberta com pedaços de merengue de poejo e fruta da época transformada num delicioso em crumble.
- The Folly (Fotografia: DR)
- The Folly (Fotografia: DR)
Tudo isto é harmonizado com os vinhos da Howard’s Folly (rosé, branco ou tinto), ou com uma seleção de vinhos de produtores locais, escolhidos a dedo pelo próprio David Baverstock.
Os petiscos também estão disponíveis no bar, onde todos os vinhos do menu estão disponíveis a copo, bem como cocktails, para refrescar os dias mais quentes do Alentejano.
As visitas à adega e as provas de vinho podem ser marcadas através do restaurante. Os preços das visitas começam a partir de 15 euros por pessoa.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




