Ana Antunes, proprietária e alma da Taberna da Gata, gosta de cultivar a ideia de “petiscar com tempo”, como ela própria diz. Depois de ter trabalhado vários anos na indústria farmacêutica, quis mudar de vida e pensou em abrir uma petisqueira. “Tinha idealizado uma tasquinha mais corriqueira, mas acabou por nascer algo elegante”, refere.
O restaurante ocupou o espaço do antigo Manhoso (o nome em azulejo ainda se encontra numa das paredes), famoso na zona e frequentado por muitos elementos do FC Porto, ou não estivesse nas Antas. “Eu não queria ir para a zona da Baixa, ainda procurei espaço em Matosinhos, mas quando vi este apaixonei-me imediatamente”, conta.
Dentro do contexto da pandemia, “esteve sempre a crescer”, lembra. Até que veio mais um confinamento e durante dois meses funcionou apenas com take away e entregas em casa. Agora, voltou à sua vocação original: servir petiscos e promover o convívio à mesa. “As pessoas gostam de partilhar comida. E eu gosto muito de conversar e criar relação com os clientes”, afirma.

O chef João Loureiro e a proprietária Ana Antunes.
Na cozinha está o jovem chef João Loureiro, de Paredes, que começou bem cedo na área. “Passava muito tempo sozinho e os meus pais ensinaram-me a cozinhar”, diz. No 9º ano, não sabia bem o que queria fazer e fez formação na Associção Empresarial de Penafiel. Apanhou o gosto e inscreveu-se na Escola de Hotelaria de Lamego. Estagiou no grupo Pestana e com apenas 22 anos ficou responsável pela Taberna da Gata, onde cozinha petiscos e pratos tipicamente portugueses (mas não só), sendo conhecido, diz Ana, pelo seu arroz malandro.
As bolinhas de alheira com queijo de cabra, os rojões e os ovos rotos estão no topo dos mais pedidos. Mas há muito mais: arroz de polvo, pataniscas, petingas, tripas à moda do Porto, moelas, francesinha da gata, entre outros. Desde que reabriu no início de maio, a casa tem estado cheia, principalmente ao jantar, pelo que se deve fazer reserva.
Bolo de chocolate da gata
Durante o confinamento, a casa apostou na venda do seu já famoso bolo de chocolate. Não faltaram pedidos. À fatia, está disponível na lista de sobremesas e é servido com gelado (3,50 euros).
