Stack, os novos hambúrgueres prensados dos Anjos

(Fotografia: DR)
Nasceu em Alcântara e chegou recentemente aos Anjos, pelas mãos de três amigos. O Stack Smash Burgers aposta em novilho nacional, pão de batata artesanal e edições especiais todos os meses.

No verão passado, a reabilitação de uma antiga fábrica em ruínas fez nascer em Alcântara o Mirari, espaço multicultural que junta arte urbana, mercados, concertos, workshops e street food. Entre a oferta gastronómica estão os hambúrgueres prensados na chapa do Stack, que foi crescendo depois disso até ganhar uma segunda morada na capital, nos Anjos. Trata-se de um projeto de três amigos – dois dos quais já com experiência na restauração – cuja ideia nasceu espontaneamente durante um churrasco informal.

As três versões fixas na carta têm, cada uma, dois hambúrgueres de carne de novilho nacional, pão de batata artesanal e queijo americano. O Original leva ainda picles caseiros, cebola, ketchup e mostarda; o House, o mais vendido, tem alface, maionese e um molho secreto da casa; e o Exit, só nos Anjos, leva picles e cebola caramelizada. Entre os extras que podem entrar em ação, jalapeños, bacon doce e crocante e dose extra de queijo. Além de edições especiais todos os meses, nuggets vegetarianos, batatas (duplamente) fritas, gelados caseiros e bolachas ajudam a compor o menu.

O menu tem três variedades de smash burgers, mas há edições especiais com regularidade. (Fotografias: DR)

A escolha do pão de batata, além criar uma alternativa ao restante mercado, é uma homenagem à origem dos smash burgers nos EUA na década de 1950 e 1960. Os buns podem ser feitos com farinha de batata ou mesmo à base de batata cozida e permitem substituir o uso da farinha dita comum, criando um pão “mais fofo”, como descrevem os responsáveis, Malcom Granath, Louis Bayle e Paul Cukierman. “Sabendo que a origem do pão de batata vem dos Açores, com o pão doce que chegou ao Havai nos anos 1800 e depois aos EUA, não havia outra forma de o fazer. Unimos, assim, o nosso amor pela tradição americana e por Portugal, a nossa casa nos últimos sete anos”, acrescentam.

O Stack pretende “transformar a visão de fast food de um hambúrguer numa proposta local e de alta qualidade” e daí os ingredientes virem de fornecedores de Lisboa e arredores, apenas à exceção do queijo, ketchup e mostarda. A carne é “moída fresca todos os dias” numa mistura feita de propósito para eles, em conjunto com o talho e agricultor parceiros.

Em menos de um ano, o Stack já soma duas moradas em Lisboa.

Stack Smash Burgers
Mirari, Avenida 24 de Julho, 170, Lisboa
Rua Jacinto Marto, 1, Lisboa
Web: instagram.com/stack.smash.burgers
Anjos: das 12h às 23h; encerra terça. Mirari: das 16h às 23h; sexta a domingo, das 12h às 23h; encerra segunda e terça.
Preço: hambúrgueres desde 9,90 euros.



Ler mais







Send this to friend