Durante 10 dias, Setúbal chama a si o título de capital da ostra com mais uma edição da Semana da Ostra, uma iniciativa municipal para valorizar o tão apreciado molusco caraterístico do Estuário do Sado. Desta vez são 31 os restaurantes aderentes, que terão nos menus pratos criados especialmente com ostras do Sado.
Será uma oportunidade para provar ostras ao natural, ou com temperos mais tradicionais, mas também nas suas formas mais originais, como n’ A Casa do Peixe, que as sugere como moscatel de vinagrete e mel; ou no Xtoria (Big Gourmand), confecionadas de forma criativa; ou ainda no Sem Horas, em ceviche.
Em paralelo, o programa da Semana da Ostra desenvolve uma ação de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, nos dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril, com a participação da foodtruck Ostras Sobre Rodas, naquela zona, entre as 11h e as 19h30.
Atividades para vários públicos
“Ostras e Aves no Estuário do Sado” é a proposta de um passeio pedestre conduzido pela Biotrails, Découverte e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, no dia 3 de abril. O passeio tem a duração de três horas e as inscrições, no valor de 22 euros/pessoa, devem ser feitas até 1 de abril em https://biotrails.pt/pt/produtos/ostras-e-aves-no-estuario-do-sado-agenda.
Já a oficina pedagógica “As Ostras do Sado” – que pretenderá despertar a criatividade através da criação de adornos a partir de cascas de ostras – acontece no dia 9 de abril, às 14h30, no Moinho de Maré da Mourisca, e tem participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 5 de abril, no endereço https://tinyurl.com/2p8spxas. Esta oficina destina-se a maiores de 5 anos.
Para um público adulto, tem ainda lugar a atividade “Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa”, no dia 10 de abril, às 17h15, no Moinho de Maré da Mourisca. A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 5, através da ligação https://tinyurl.com/2mpk39df.
