Uma nutricionista que se tornou vegetariana e agora partilha a sua experiência e as suas receitas. Dezenas de propostas para pequenos-almoços, snacks, pratos salgados e sobremesas. E não só. Este livro funciona como um guia de vegetarianismo que nos mostra a lista de nutrientes necessários a quem optou por uma alimentação 100% vegetariana e dá muitos outros conselhos para que se possa prescindir da proteína animal sem riscos para a saúde.
Está dividido pelas quatro estações do ano, de modo a usar os produtos sazonais, pois “atender aos produtos da época faz toda a diferença no sabor e propriedades dos alimentos”.
Autora do blogue Laranja-Lima, Ana Isabel Monteiro trata de descomplicar o vegetarianismo, transformando este livro num espaço onde se podem encontrar refeições saborosas, pois não precisamos de ser vegetarianos para, como sublinha a autora, “introduzir ocasionalmente refeições de base vegetal na ementa”.
De pastéis de batata doce e feijão branco, seguidos de tarde de alperce, cereja e morangos, para uma refeição num dia quente de verão, a um consistente empadão de feijão azuki, acompanhado por uma rabanada para aconchegar no inverno, a assado de tofu com batatas e para sobremesa um outonal bolo de abóbora e nozes, as propostas seguem-se ao sabor das estações e dos produtos que a terra dá em cada uma delas. E agora que a Primavera começou, um prato colorido: omolete sem ovos de espargos, espinafres e cogumelos. E, a finalizar, uma tarte de quivi.
Panqueca de laranja com espinafres
INGREDIENTES
1 chávena de farinha de espelta (± 120 g)
1 colher de sopa de linhaça moída (± 8 g)
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 laranja pequena (70 g; se conseguires garantir que é de casca fina, tanto melhor)
60 g de espinafres
½ chávena de bebida de soja (125 ml)
1 colher de sopa de sumo de limão
½ colher de sopa de agave (±7 g)
PREPARAÇÃO
Lava muito bem a laranja, corta as extremidades (congela-as e usa para aromatizar cocktails ou fazer infusões) e tritura-a com os espinafres previamente lavados e escorridos, e a bebida de soja. À parte, numa tigela média, mistura os ingredientes secos com uma vara de arames e envolve a mistura anterior e os restantes ingredientes húmidos. Aquece em lume médio uma frigideira antiaderente e verte 2 colheres de sopa da massa por panqueca (deixa cair na vertical e não espalhes a massa, para que fiquem gordinhas). Quando começarem a formar-se bolhinhas à superfície e o rebordo ficar louro, vira com uma espátula e deixa cozinhar mais um pouco. Deixa as panquecas a arrefecer numa grelha de arrefecimento (para não ficarem húmidas em baixo) enquanto terminas a restante massa.

