É já a partir de dia 8 de abril que o Alto Alentejo vai ser palco da 1.ª edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego. Até 24 de abril, em mais de 100 restaurantes nos concelhos do distrito de Portalegre (Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel) serão servidas diferentes receitas de borrego, como as costeletas ou o ensopado.
Esta edição inaugural conta com um prato de assinatura de Jorge Peças. Natural de Sousel, o chef de cozinha do Convento do Espinheiro, em Évora, criou o prato-estrela do evento: assado lento de borrego com acelgas, que será servido em muitos dos estabelecimentos. “Sinto-me feliz por contribuir para este tipo de projetos, importantes para o desenvolvimento regional e para a valorização daquilo que é nosso, das nossas receitas e produtos endógenos”, diz o chef, também embaixador desta quinzena gastronómica.
Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem agendadas várias atividades, incluindo atuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.
Esta iniciativa ocorre no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com o lançamento de uma marca e de um vasto programa de valorização do território.
A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site souselcapitaldoborrego.pt ou nas redes sociais do projeto
(Facebook e Instagram).
