Prato do Dia: Taberna Albricoque, bastião da cozinha algarvia em Lisboa

(Fotografia de Álvaro Isidoro)
Carapaus alimados, xerém de camarão, raia alhada e galinha cerejada são alguns dos pratos do restaurante de Santa Apolónia, liderado pelo chef Bertílio Gomes.

Estamos nos domínios do inspirado chef Bertílio Gomes, conhecido pela sua simpatia pelas virtudes do Algarve. É notável quanto absorveu da técnica local e do receituário, impondo-lhes a sua própria marca e ao mesmo tempo provocando uma espécie de fusão culinária. Há que ter em conta que se trata de um dos nossos grandes talentos e de um profissional que já passou por vários desafios profissionais ao longo da sua brilhante carreira. Mantém contudo uma bonomia invulgar e uma certa habilidade de se concentrar no lado positivo dos problemas.

Conhece e prepara como ninguém ostras de Setúbal, o que é uma forma excelente de começar a refeição. Serve-se nesta taberna peculiar uma criação do chef, os torresmos do mar. São feitos com moreia frita e são deliciosos. Há um brilhante tártaro de carapau com figos, amêndoas e picles de algas, no qual sentimos a liberdade interior de Bertílio Gomes. Técnica irrepreensível, sabor bem trabalhado e temperos perfeitos.

Os rissois de berbigão são geniais e consensuais. Os carapaus alimados respeitam sacramentalmente a receita algarvia e os sames – bexiga natatória – de bacalhau com cogumelos são literalmente viciantes. Há ainda um petisco que urge provar e está no coração da oferta do chef Bertílio, é a frigideira de polvo com batata-doce. Sem cataplana, consegue uma integridade grande neste prato, em que está muito à vontade e domina.

O chef Bertílio Gomes. (Fotografia de Álvaro Isidoro)

Nos pratos principais, destaco em termos de peixe a genial raia alhada, plena de detalhes que cativam muita da nossa atenção. Bertílio propõe um bacalhau à Gomes de Sá que dá prioridade total ao sabor, e o seu xerém de camarão tem a consistência ideal, ao mesmo tempo que nos leva a passear pelo território algarvio. É muito especial a galinha cerejada com pêras e amêndoas, puro prazer na boca, assim como o jantarinho de grão com rabo de boi, uma aventura bem sucedida no universo de fusão em que o chef Bertílio se movimenta tão bem. Fecha o ciclo de pratos recomendados a salada de coelho gralhado com beringela, um autêntico tratado de texturas e intensidade, e de como ambas podem jogar bem entre si. No capítulo doce, prepare-se para o original bolo de alfarroba com gelado de queijo de figo. Excelente bastião da cozinha algarvia, esta taberna singular.

“Prato do dia” é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend