Prato do Dia: diversidade de sabores na Tasca da Esquina, em Lisboa

Lâminas de porco DOP malhado de Alcobaça, com beringela, alho-francês e cogumelos (Fotografia: DR)
Estamos em Campo de Ourique, numa casa primordial da trajetória profissional do chef Vítor Sobral, um dos veneráveis pioneiros da cozinha moderna portuguesa.

A oferta da Tasca da Esquina distribui-se por tapas e pratos que correspondem ao imaginário do chef e é marcada sobretudo pela diversidade. No domínio das tapas, fazem parte da minha lista particular de preferências as lascas de bacalhau com batata e ovo, integração de sabores bem conseguida, tudo em harmonia. O tártaro de atum fresco, manga e pistáchio representa bem o racional utilizado pelo grande chef Sobral nas suas criações culinárias.

Falo da genialidade com que integra proteína, fruta fresca e fruto seco numa solução plena de sabor. Princípio semelhante segue a salada de polvo, batata-doce e hortelã, marcada pela frescura. As pataniscas que aqui se preparam são esplêndidas e vêm acompanhadas de creme de abacate. É extraordinária a proposta contida nos filetes de polvo com molho tártaro e damascos macerados. Combinação pouco usual mas que resulta na perfeição, deliciosa.

As amêijoas à Bulhão Pato são canónicas e pedem prova frequente. No domínio das tapas de carne, rendo-me ao pica-pau clássico da Tasca e ao peito de frango com escabeche de especiarias e vinagre de vinho tinto. E não posso deixar de incluir a salsicha de porco com cebolinhas, absolutamente genial pela mistura de aromas e sabores que proporciona.

Chef Vítor Sobral, na Tasca da Esquina, em Lisboa (Fotografia de Pedro Rocha)

Apesar de ser possível fazer uma refeição inteira constituída apenas por tapas, sugiro que se organize a experiência de forma que haja pelo menos um prato para fechar a degustação. O bacalhau à Brás é aposta segura, cremosidade e sabores vincados a constituir as virtudes principais. Há um bitoque de atum que pode ser alternativa muito válida.

É muito especial o caril de camarão com arroz de especiarias e coco que a cozinha do grande Sobral prepara. E o arroz de peixe, camarão e bivalves é prato sempre a considerar. Se a vontade é mais pela carne, há um bom bife do lombo de novilho, fazendo jus ao nome da casa. Ou mesmo o excelente pernil de porco Malhado de Alcobaça com molho de mostarda, no bom estilo cervejeiro. No final, para a adoçar o palato e ajudar à digestão, venha uma mousse de chocolate, farófias ou tarte de caramelo salgado. Tudo a favor do máximo prazer.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend