Estamos no restaurante do Paços Ferrara Hotel, bem no centro de Paços de Ferreira. Gerida diretamente pela mesma família desde que abriu portas. A chef Teresa Pinto é a mais nova das três irmãs que animam a casa. Comanda os fogões com garbo, extraindo maravilhas à medida do seu enorme talento.
Na receção e acolhimento estão as irmãs mais velhas Sandra e Joana, transformando a experiência do hotel em hospitalidade caseira.
À mesa, há pequenas soluções folhadas e fritas para entreter o palato. Depois há muito por onde escolher e deve dar atenção às recomendações do dia. A cozinha faz um fantástico bacalhau no forno com gambas e amêijoas que apetece sempre. Pode e deve mandar vir filetes de pescada com arroz de grelos, frescura garantida, polme fino e fritura elegante. O polvo grelhado à lagareiro é feito de forma minimalista, a intervenção de temperos é pouca ou nenhuma. Tudo fica a cargo do azeite e do polvo, sempre excelentes.
O rosbife com batata palha é de gabarito e se procura uma refeição ligeira de carne não precisa de procurar mais. Mas fica a perder se não provar a vitela assada no forno, quantidade muito generosa, perfeição na cozedura. Servida fatiada com grelos e batata assada. Canónicos são os lombinhos de boi grelhados com batatas a murro, sabores bem definidos e consistência perfeita. Há um peito de frango recheado com alheira que merece conferência e prova.
Nos doces há boas perdições, a começar pela rabanada com mel, que muitas vezes funciona como pré-sobremesa. Há um crepe com gelado de baunilha e chocolate quente que é uma forma de terminar em beleza. Mas se a alma pede desafio maior, deixe-se seduzir pelo bolo de chocolate húmido com gelado de morango. A fusão de sabores é gloriosa, explorando contrastes atraentes. Excecional é sempre o cheesecake com molho de frutos silvestres, que vai coroar a refeição nesta casa tão especial.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
