Porto: No LM Art Café, serve-se comida equilibrada

O LM Art Café fica na rua Serpa Pinto, no Porto. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
Luís Magalhães, médico dentista, pôs em prática o desejo de vários anos de conciliar a restauração com a área da saúde. Abriu uma cafetaria para ensinar a comer bem, mas sem fundamentalismos, e onde tudo foi pensado ao pormenor.

A paredes-meias com a clínica dentária que abriu em 1999, Luís Magalhães deu vida a um projeto que tem vindo a maturar nos últimos anos, o LM Art Café, um lugar onde promove aquele que, segundo a sabedoria popular, é o melhor remédio: a prevenção. “Tudo começa no que comemos. Se evitarmos o açúcar e o sal, e optarmos por comer mais fruta e legumes, vamos ter dentes mais fortes, gengivas mas saudáveis e, em geral, mais saúde”, defende Luís.

O piso do rés-do-chão faz lembrar um jardim tropical. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

A cafetaria está instalada na esquina da Rua Egas Moniz com a Rua Serpa Pinto, em jeito de bom presságio. “O primeiro foi o único português a receber o prémio Nobel da medicina e o segundo foi um descobridor, um aventureiro. Sinto que nós aqui também estamos a juntar essas duas dimensões, a desbravar caminho”, lança Luís.

A missão é promover uma alimentação equilibrada, mas sem fundamentalismos – também há lugar para gulodices -, baseada em “produtos de qualidade”, garante o proprietário.
Diariamente, há sugestões de pequeno-almoço e lanche, e ainda menu de almoço, com três pratos à escolha (peixe, carne e vegetariano), sempre com fruta laminada para sobremesa. Mas quem preferir pedir à carta também tem muito por onde escolher: ovos em variadas preparações, quiches, saladas, bowls, tábuas de queijos e enchidos para picar e sandes. Uma das sugestões é a Portoguesinha, feita em pão artesanal, bife do lombo, bacon, queijo, fiambre e molho de vinho do Porto.

“Queremos educar a vários níveis, sem sermos radicais. É preciso que as pessoas vão habituando gradualmente o paladar, por isso tanto temos panquecas de Nutella como de chocolate sem açúcar, com 70% de cacau, ou até 100%”, explica Luís. Às panquecas juntam-se também outros doces, como a tarte banoffee, a especialidade da casa – sem açúcares adicionados, mas igualmente deliciosa -, scones com compota caseira e bolo do dia. Para beber há ainda sumos de fruta naturais, café de especialidade e infusões, vinhos e cocktails.

O piso inferior do LM Art Café. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Todo o café, dividido por dois pisos, foi pensado de raiz e desenhado ao pormenor por Luís, que tem na arte e arquitetura outra das suas paixões. A primeira sala, fresca e colorida, faz lembrar um jardim tropical, mas descendo ao piso inferior descobre-se um ambiente mais industrial, forte em madeira e ferro. Ao fundo, uma pequena sala, mais recatada, faz transportar para um pub inglês, com uma grande mesa redonda, rodeada por um sofá feito à medida e uma parede em tijolos, recuperados de uma chaminé da antiga fábrica de cerâmica do Fojo. Um frente, duas cadeiras em madeira descansam junto do recuperador de calor. Recantos deliciosos, onde apetece estar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend