Porto e Lisboa: takeaway variados para oferecer uma refeição no Dia da Mãe

O Botanista (DR).
Dez moradas de takeaway no Porto e Lisboa para ir buscar o almoço ou jantar do Dia da Mãe, com cardápios variados, da cozinha portuguesa à japonesa, italiana e às propostas vegetarianas.

Sushi: do Japão à nossa casa

As propostas nipónicas da Shiko – Tasca Japonesa, que reabriu com menu de takeaway, saem da Rua Sol para iluminar o Dia da Mãe no Porto. Ao sushi tradicional do chef Ruy Leão, junta-se o frango frito com molho agridoce, gyozas de bacalhau ou okonomiyaki – a típica panqueca frita – de marisco, para partilhar. Em Lisboa, no Príncipe Real, o sushi tradicional do Yakuza segue agora através do novo formato Yakuza&Go, com combinados de gunkan, niguiri e sashimi (10 a 24 peças), pratos como tártaro de toro ou tataki de atum e ainda menus que incluem sopa miso, edamame, gyozas, peças de sushi e sobremesa.

Shiko – Tasca Japonesa. Rua Sol, 238 (Batalha), Porto. Tel.: 223239671. Web: facebook.com/SHIKOtascajaponesa. Preço médio: 30 euros

Yakuza&Go. Rua da Escola Poltécnica, 231 (Príncipe Real), Lisboa. Tel.: 934000913. Web: restaurantesyakuza.com. Preço: menus desde 25€, combinados desde 28€.

Shiko – Tasca Japonesa (Artur Machado/GI)

Yakuza&Go (DR)

 

A intemporal cozinha tradicional

Há mais de oito décadas que se tornou num local obrigatório na Ribeira. E como há coisas que não mudam, a cozinha tradicional portuguesa continua a reinar na Adega São Nicolau, em clássicos da casa como a feijoada de polvo, o peixe-galo frito com açorda de ovas ou as Tripas à Moda do Porto. No Campo Pequeno, Lisboa, a tradição fica assegurada pelas mãos de Justa Nobre e a sua inspiração transmontana. Ao almoço de domingo, a chef passa a ter n’O Nobre, em formato de takeaway, o seu cozido à portuguesa, recuperando a tradição semanal deste restaurante.

Adega São Nicolau. Rua São Nicolau, 1 (Ribeira) Porto. Tel.: 222008232. Web: facebook.com/AdegaSNicolau. Preço médio: 25 euros.

O Nobre. Avenida Sacadura Cabral. 53B (Campo Pequeno), Lisboa. Tel.: 969825279. Web: justanobre.pt. Preço: cozido à portuguesa a 25 euros/dose.

Adega São Nicolau (Pedro Granadeiro/GI)

O Nobre (DR)

 

Mamma mia! Propostas italianas

É a oportunidade de trazer um pouco de Itália às mães. O La Fontana, em Cedofeita, aposta no takeaway de dois pratos vencedores da casa, aberta há dois anos. Trata-se da lasanha tradicional ou de trufa e do tiramisù, vendido em nove doses, e com vários sabores, além do clássico: frutos vermelhos, laranja e chocolate ou maracujá. Em Campo de Ourique, é à porta da Fiammetta que se recolhem os croquetes de bacalhau com molho de tomate pomodoro, o linguini com pecorino, parmesão e mistura de pimentas ou os ravioli recheados com presunto de Parma, castanhas, abóbora e queijo cremoso.

La Fontana. Rua de Cedofeita, 378, Porto. Tel.: 224918832. Web: facebook.com/ristorantelafontanaporto. Preço médio: 20 euros

Fiammetta Lisboa. Rua Almeida e Sousa, 20 (Campo de Ourique), Lisboa. Tel.: 213850679. Web: fiammetta.pt. Preço médio: 20 euros

Financial Times «encantado» com restaurante italiano em Lisboa

Fiammetta. (João Silva/GI)

La Fontana. (Fábio Poço/GI)

 

Do México à Índia, propostas exóticas

Duas moradas que trazem mais calor a um domingo especial. O mais antigo indiano da Invicta, o Mendi, aposta nos sabores do seu caril de borrego picado com ervas, das chamuças vegetarianas, biryani de camarão e do frango marinado em ervas aromáticas e iogurte, grelhado no tandoor. Mantendo o exotismo, o mexicano El Clandestino, no Bairro Alto, estreia agora um menu takeaway, com oito variedade de tacos (à base de frango, atum, cogumelos, borrego, vaca ou porco), além dos tradicionais guacamole, quesadillas e enchiladas.

Mendi. Avenida da Boavista, 1430 (Boavista) Porto. Tel.: 226091200. Web: mendi.pt/menu. Preço médio: 25 euros

El Clandestino. Rua da Rosa, 321 (Bairro Alto), Lisboa. Tel.: 915035553. Web: facebook.com/elcandestinolx. Preço médio: 20 euros

Mendi. (Pedro Granadeiro/GI)

El Clandestino. (DR)

 

Para as mães vegetarianas

A alta cozinha vegetariana do Em Carne Viva, inspirada nas tradições regionais, mantém-se nos dias que correm em takeaway. Do atual menu do chef Vítor Rodrigues fazem parte trufas de alheira, tofu com algas à lagareiro ou cogumelos à Bulhão Pato. Já na cozinha dos amigos André e Catarina, que abriram o O Botanista há dois anos, não entram produtos de origem animal. O vegano do Cais do Sodré tem propostas como gyozas de legumes e gengibre; seleção de queijos veganos; pad thai de tofu ou risoto de aveia, abóbora, queijo fumado e alecrim.

Em Carne Viva. Avenida da Boavista, 868, (Boavista) Porto. Tel.: 932352722. Web: emcarneviva.pt. Preço médio: 20 euros

O Botanista. Rua Dom Luís I, 19 (Cais do Sodré) Lisboa. Tel.: 967989184. Web: facebook.com/0botanista. Preço médio: 20 euros.

Em Carne Viva (DR).

Porto e Lisboa: takeaway variados para oferecer uma refeição no Dia da Mãe

O Botanista (DR).



Ler mais







Send this to friend