Casario, Porto
Tártaro de robalo; terrina de sapateira com salada de maçã verde; rodovalho e lagostim com arroz de açafrão e limão; novilho com molho de vinho do Porto trufado e gnocchi com cogumelos; e chocolate negro, toffee e pinhão. São estes os momentos que compõem o jantar de passagem de ano do restaurante situado na Ribeira, com vista limpa sobre o rio Douro e a Ponte D. Luís I. À meia-noite, há espumante e uvas passas. A experiência no Casario, liderado pela dupla de chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes, fica a 135 euros/pax (ou 170 euros, com harmonização a cargo da Dalva e da Quinta do Ventozelo.

(Fotografia: DR)
Bartolomeu Bistro & Wine, Porto
No centro histórico da Invicta, o restaurante da Rua de Mouzinho da Silveira, parte do Torel 1884 Suites & Apartments, serve ao jantar de 31 de dezembro um menu pensado pelo chef Miguel Neto, intitulado “One Last Dance”. Dançam até à mesa a gamba rosa com limão e caviar; sopa de peixe, ervas halófitas e gema de ovo; lírio curado com couve-flor e ovas de salmão; barriga de leitão com cenoura e laranja; iogurte vegetal, frutos vermelhos e balsâmico; café, chocolate e nata. Passas e champanhe seguem-se pela meia-noite. O jantar no Bartolomeu, que abriu portas no Porto há meia década, arranca às 19h30 e tem o preço de 185 euros, já com bebidas incluídas.

(Fotografia: Luís Ferraz)
Exuberante, Porto
Tem como vizinhos os jardins do Palácio de Cristal, a Torre dos Clérigos e a Alfândega, e a sua localização permite vistas para o rio Douro. O Exuberante é um dos novos restaurantes da Invicta, parte do recém-inaugurado Altis Porto Hotel, e estreia-se agora com um menu de passagem de ano, pelas mãos da chef Rafaela Ferreira. O jantar começa pelas 19h com welcome drink e segue por pratos como camarão alistado com bisque fumada de citrinos e alho francês; cogumelos, aipo assado e trufa negra; peixe da lota e arroz de marisco; e entrecôte maturado com cuscus de Vinhais, abóbora e chimichurri. Citrinos, merengue e lúcia-lima protagonizam a sobremesa. Após o jantar, as festividades prosseguem até às 02h no bar Slowly. O menu custa 220 euros (já com harmonização vínica) e passa para os 35 euros para crianças dos cinco aos 12 anos. Até aos quatro anos, é gratuito.

(Fotografia: DR)
Tenro by Digby, Porto
A partir das 19h30, iniciam-se as festividades do réveillon com um menu criado por João Figueirinhas, o chef responsável pelo restaurante portuense, incluído nas recomendações do Guia Michelin. Os momentos são os seguintes: brioche, gamba, coentros; blini, tártaro, caviar; arroz, cogumelos, trufa; ostra, dashi, halófitas; pregado, nori, batata; lavagante, cenoura, bisque; foie gras, marmelo, vinho do Porto; pombo, salsa, cogumelo girolles; vazia, topinambur, tutano; macaroon, pomelo, caviar; chocolate, laranja, açafrão; brioche, sabayon, figo. Com vistas panorâmicas sobre o Douro, e para o fogo de artifício na Ribeira, a viragem do ano faz-se acompanhar de passas e champanhe. O menu do Tenro by Digby custa 260 euros/pax, já com harmonização vínica.

(Fotografia: Luís Ferraz)
Feitoria, Lisboa
No restaurante de Belém, detentor de uma estrela Michelin, o jantar arranca pelas 19h30 e prolonga-se até às 03h, com animação de DJ e ceia no Bar 38º41´. À mesa, o chef André Cruz propõe um menu de degustação onde se destacam, nas inspirações do mar, o atum rabilho com caviar e ponzu, o cherne e carabineiro com nabo e emulsão de citrinos, o arroz de lavagante e o bacalhau com grão-de-bico, boletos e trufa. Nas carnes, segue o lombo de novilho com cuscus de Vinhais, espargos, cogumelos e trufas, e depois abre-se espaço para as duas sobremesas: chocolate, castanha de Bragança e tangerina; e amêndoa de Escalhão, chocolate e especiarias. À meia-noite, há champanhe e passas. O preço do jantar fica nos 450 euros/pax (com harmonização vínica incluída).

(Fotografia: DR)
Rossio Gastrobar, Lisboa
No topo do Altis Avenida, com vista panorâmica sobre a cidade, serve-se um menu de passagem de ano assente no produto de época, onde cabem carabineiro com bivalves, wagyu, robalo de mar e pato com cogumelos e trufa. À meia-noite, é servido champanhe Taittinger Brut Reserve e passas, dando-se início à festa com presença de DJ e bar aberto – liderado pela bartender Flavi Andrade – até às 02h. O menu festivo do chef João Correia tem o preço de 380 euros/pax, já com vinhos incluídos. Para crianças entre os cinco e os 11 anos, há 50% de desconto e os menores de 4 anos não pagam. Há também a opção de não jantar no Rossio Gastrobar e de ir apenas à festa, entre as 00h30 e as 02h. Bifanas, mini hambúrgueres, gyozas de legumes e pastéis de nata fazem parte da oferta para a ceia, acompanhando o bar aberto. Nesta opção, a entrada fica por 80 euros/pax.

(Fotografia: DR)
Ofício, Lisboa
O chef Hugo Candeias preparou um menu exclusivo para dar as boas vindas a 2025 no restaurante do Chiado que faz parte da seleção Bib Gourmand do Guia Michelin. Ventresca de atum em cubo nori, carpaccio de gambas, tosta de foie gras, coração e pele de frango, esparguete de cogumelo do cardo e trufa, cantaril com alface do mar e açafrão, e leitão são momentos deste jantar, juntando-se remates doces: romã, Saint Germain e amêndoa; e tarte de maçã e cajeta (doce de leite de cabra). No Ofício, há espumante e passas com a viragem do ano. A reserva é obrigatória e o preço fixa-se nos 180 euros/pax (ou nos 230 euros, para se incluir o pairing de vinhos).

(Fotografia: DR)
BAHR, Lisboa
No restaurante e terraço do Bairro Alto Hotel, com vista desafogada sobre o Tejo e a Lisboa pombalina, o menu de passagem de ano arranca com canapés (tartelete de lírio fumado, rábano e algas; gamba rosa, sishi verde e yuzu; e shiitake, gema curada e oxalis), acompanhados pelo cocktail da noite – à base de líchia, lemongrass e espuma de champanhe. Ao jantar, o chef Fábio Pereira, que recentemente passou a liderar a cozinha do restaurante BAHR, apresenta vários momentos: ostra da Ria Formosa, ananás dos Açores e hortelã da Ribeira; carabineiro, rábano branco, citronela e brassica; robalo, percebes, halófitas e caril; ribeye de wagyu, girolles, nabiças e dióspiro; pêra bêbeda, cavaca, champanhe e especiarias. À meia-noite, serve-se champanhe no terraço para ver o fogo-de-artifício sobre o rio. Animação de DJ, festa com bar aberto e ceia compõem o restante ramalhete da noite, que começa pelas 19h30 e só acaba às 01h30. O preço é de 430 euros/pax, sem vinhos e cocktails ao jantar.

(Fotografia: DR)
Sála de João Sá, Lisboa
É o primeiro menu de réveillon que João Sá apresenta na Rua dos Bacalhoeiros desde que ganhou uma estrela Michelin para esta casa, em fevereiro deste ano. Para o jantar de 31 de dezembro, as despedidas a 2024 fazem-se ao longo de vários momentos: gougère de wagyu; berbigão na caruma e caviar beluga; ouriço do mar, molho XO e carabineiro; gamba listada, ovas de salmão e brioche; couve-flor, santola, caviar oscietra; croissant de batata e trufa negra; lavagante, caramelo, castanha, robalo e sabores de caldeirada; azeite, coco e coentros como pré-sobremesa; e chocolate branco, trufa branca e arroz torrado como prato final. O menu do Sála custa 380 euros, e a harmonização vínica acrescenta 110 euros. A reserva é obrigatória.

(Fotografia: DR)
Sala de Corte, Lisboa
Nos últimos nove anos, o restaurante liderado pelo chef Luís Gaspar tem-se mantido como steakhouse de referência na capital. As carnes maturadas são a espinha dorsal da casa e brilham também no jantar de passagem de ano. Cecina de wagyu, yakitori de koke e wagyu do Japão com brioche e foie gras são os snacks de arranque, aos quais se seguem vieiras, couve-flor e caviar oscietra; tártaro de barrosã e tutano na brasa. No prato principal, a vaca barrosã maturada a 80 dias, acompanhada por batata frita, arroz de cogumelos selvagens com castanhas e trufa branca de Alba, além de espargos verdes e brancos grelhados. Toranja e cereais tostados antecipam a sobremesa, neste caso baba au rhum com ananás assado, baunilha de Madagáscar e trufa preta. À meia-noite, há flute de champanhe e passas. O valor do menu da Sala de Corte é de 250 euros/pax (mais 75 euros, com pairing vínico). Para os mais pequenos, existe um Menu Kids a 125 euros, com água e refrigerantes.

(Fotografia: DR)
