Desde 2015 a atrair comensais à praia da Barra com sushi exímio e serviço de proximidade, o Barba Azul estende agora a sua assinatura a um novo projeto, tomando as rédeas do QuéPasa, restaurante peruano no centro de Aveiro. “Havia a necessidade de abraçar um novo desafio, mas não queria abrir só por abrir, tinha que ser um espaço com o qual me identificasse e que se identificasse com o Barba Azul”, justifica José Pedro Silva, fundador do restaurante japonês. A vontade de expansão nunca passou por replicar a casa-mãe, mas antes juntar-lhe outros espaços com “personalidade”, e o QuéPasa acabou por ser a transição mais natural. “Foi perfeito, porque conseguimos pegar numa cozinha que funciona muito bem com a japonesa, existe até uma ligação histórica, a chamada cozinha nikkei [que combina elementos japoneses e peruanos]”, reconhece o empresário, designer de formação e sushiman, agora mais afastado do balcão, para se encarregar da gestão de ambas as casas.

José Pedro Silva, no QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)

QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Assim, o menu do novo QuéPasa by Barba Azul mostra o Peru e o Japão de mãos dadas. Há espaço para o sushi, claro, mas também para pratos de fusão e outros tradicionais. A carta “é claramente uma mescla, tentamos encontrar aqui um ponto de equilíbrio entre aquilo que eu fazia na Barra, aquilo que é a cozinha peruana e a expectativa das pessoas”, define José Pedro.
Temakis, gyozas, baos, empanadas e tacos abrem a ementa numa seleção de entradas que viajam entre a Ásia e a América do Sul. Nos pratos frios, destacam-se as ceviches, de salmão ou de corvina. E nas propostas quentes, José Pedro quis surpreender com pratos de conforto, como o chupe de camarão, uma espécie de ensopado; ou o lomo saltado, tiras de lombo de vitela refogadas com cebola, tomate e pimentos.

QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)

QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Do livro de receitas do Barba Azul veio o capítulo do sushi, com rolos especiais e menus compostos por diversas peças à escolha do sushiman. O que os distingue da oferta da casa-mãe é o uso de alguns produtos da cozinha peruana, como a pimenta aji. “Uma das preocupações foi não replicar exatamente aquilo que fazemos na praia da Barra, para quem nos visita aqui e lá ter experiências diferentes”, explica o responsável.

QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Quem fizer visitas regulares ao QuéPasa também pode esperar surpresas, tanto nos menus de almoço como nos cocktails de autor que vão surgindo como sugestões extra à carta de misturas clássicas, onde não falta o pisco sour.
- QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)
- QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)

QuéPasa by Barba Azul (Fotografia de Maria João Gala/GI)
A revitalização do restaurante passou pela decoração, agora mais colorida e animada. “A ideia foi trazer mais vida ao espaço e energia positiva. Trouxemos muito vermelho, amarelo mostarda, laranja. Os candeeiros são todos diferentes, mas funcionam em conjunto”, realça José Pedro, numa alusão às cozinhas distintas que aqui se juntam e prosperam. Como complemento final, recomenda-se não escapar à sobremesa, em especial os churros, servidos com gelado de chocolate, crumble de cacau e banana flambada. Uma alegria!
