Caramelo salgado é um dos gelados mais populares da recente Pappa Lab e por isso tem lugar privilegiado entre a variedade diária de sabores, listados na parede. Mas ao balcão da pequena gelataria, que arranjou morada no quarteirão da Sé, cabem mais de 20 gelados, todos feitos de raiz e de forma artesanal ali mesmo, por Marta Rito Bezerra.
A jovem de 26 anos não é estranha ao mundo da doçaria – a família paterna foi a fundadora das confeitarias Bezerra, instituição de referência na cidade – mas foi só quando conheceu os gelados italianos de Costanza Ventura, a fundadora da gelataria Nannarella, em Lisboa, que se lançou na aventura de se tornar mestre geladeira. “Tudo o que sei aprendi com ela, foi a minha mentora”, diz.
- Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
- Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
Mas apesar da influência, quando decidiu criar o seu próprio projeto deu-lhe um cunho bem pessoal. Até o nome não foi deixado ao acaso: Pappa em homenagem às figuras paternas da sua vida e Lab, em referência ao laboratório de experiências do outro lado do balcão, onde cria novos sabores “de inspiração sazonal”, assume, todos eles ”sem corantes nem conservantes”. “Pode-se fazer gelado com tudo, por isso tento brincar um pouco”, conta.
Por esta altura, o casamento de requeijão com abóbora faz jus aos sabores da tradição e aconchega o paladar. O mesmo acontece com o gelado de natas do céu, ou o clássico de chocolate, com 70% de cacau. As épocas festivas também já inspiraram outros gelados originais, como o de banana e moscatel, que fez sucesso durante o Bananeiro (tradição natalícia da cidade), ou até o de rabanada. E para tornar tudo ainda mais guloso, os gelados podem levar ainda uma cobertura de natas frescas, oferta da casa.
- Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
- Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
Para os sorvetes de fruta, Marta também segue as regras da sazonalidade e a oferta do Mercado Municipal, de onde chegam as tangerinas, o abacaxi, morangos, maçãs e outros ingredientes.
Mas nem tudo são gelados. Outra das especialidades da casa é o PappaCake, um bolo de chocolate, e ainda os brigadeiros. A chegada da primavera vai trazer também algumas novidades, como os sumos de fruta naturais e ainda sandes de gelado, feitas com bolachas confecionadas ali mesmo.

Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
A gelataria desvenda ainda outra paixão de Marta, os animais, e como tal é um espaço pet friendly, com taças de água fresca para os patudos à entrada e biscoitos escondidos atrás do balcão, porque eles também merecem um docinho.
Sem limite de sabores
O serviço não é feito à bola mas antes por medida: existem três tamanhos de copo ou cone disponíveis, para encher com os gelados que se quiser provar.




