O top 6 de restaurantes do nosso crítico em 2019

O top 6 de restaurantes do nosso crítico em 2019
Ao longo do último ano, o crítico Fernando Melo visitou, experimentou e avaliou um total de 26 restaurantes de Norte a Sul. Esta dezena de lugares que aqui recordamos foram aqueles que recolheram as suas pontuações mais altas, atribuídas segundo os critérios comida, serviço e espaço.

Barão de Fladgate
Vila Nova de Gaia

Visitar as caves da Taylor’s em Gaia é imperativo de consciência de todo o enófilo sério, a experiência excede sempre as expectativas. Além de se ficar a conhecer melhor o prodigioso vale vinhateiro do Douro – a célebre ilha de xisto -, percebe-se a profundidade e intenção da oferta vínica da casa, exclusivamente centrada no vinho do Porto. Este restaurante é o complemento ideal da visita, oficia ali o chef Ricardo Cardoso com propostas gastronómicas impressionantes, tanto pelas harmonizações arrojadas com vinho como pelo cunho inédito que imprime às suas refeições.

Fotografia: DR

Chiveve
Lisboa

É de saudar e aplaudir este restaurante moçambicano por que há muito suspirávamos. A chef Sheila Abreu e o seu marido Edner Abreu criaram um local inédito em Lisboa, ao oferecer cozinha autêntica da sua terra natal. Diversos tipos de caril, juntamente com pratos como matapa – feito com folha de mandioca e amendoim – criam um universo de sabores e texturas que transformam a refeição em pura descoberta. Muito bom e imperdível o frango à zambeziana, parente muito próximo da cafriela mas feito com leite de coco. Edner conhece o mundo vínico e tem soluções certeiras para resolver até o picante, que aqui pode ser muito bravo.

Chiveve. (Fotografia: DR)

 

Grand Salon
Vila Real de Santo António

Bem no extremo do sotavento algarvio, já a bordejar o Guadiana e Espanha, está este grande ponto focal a chamar com veemência toda a comunidade gourmet e a justificar plenamente a viagem. O chef alemão Jan Stechemesser criou uma carta de grande recorte técnico, impondo como regras o equilíbrio e a sustentabilidade, o que se sente em cada prato que sai da cozinha. Obsessão pela qualidade e proximidade é a cereja no topo do bolo – passe a expressão – e com tantos aspetos tecnicistas podia pensar-se que o sabor não era o mais importante. Pois é exatamente ao contrário. É pelos sabores que ficamos fãs.

Grand Salon (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

 

Mizu
Armação de Pêra

O Hotel Vila Vita Parc alberga o Ocean, com duas estrelas Michelin, o que em si mesmo é já chamariz mais que suficiente, o la- bor do chef Hans Neuner merece até a terceira estrela há alguns anos. A instalação desta casa poderia por isso parecer um fait-di- vers a quem numa avaliação rápida olhasse para o matizado da oferta do hotel. Acontece que é uma das grandes experiências nacionais de cozinha oriental. O sushi é irrepreensível, fresquíssimo e brilhantemente executado, e o cardápio estende-se bem para lá da influência japonesa. O acompanhamento e sugestão de vinhos é brilhante e faz com que cada refeição aqui seja inesquecível.

Mizu. (Fotografia: Diana Quintela/GI)

Galeria do Largo
Porto

É quase telúrica a experiência de uma refeição neste restaurante, onde se viaja pelas gastronomias mediterrâneas e ao mesmo tempo se encontra influências orientais remotas e o mais clássico do sabor português. A localização é brilhante e os vários espaços disponíveis permitem explorações diversas nos diferentes momentos do dia. O chef Manuel Ferreira representa juventude e tradição, declinando uma e outra na perfeição, com soluções que encantam tanto os locais como os muitos passantes. Os menus de degustação são a melhor forma de sondar e perceber a sua arte. A assessoria vínica acompanha a toada vanguardista da casa.

Galeria do Largo. (Fotografia: Igor Martins/Gl)

 

Panorâmico
Braga

O chef Albano Lourenço é mais eclético e experimentado cozinheiro português. Nasceu e cresceu sempre perto do campo e do mar, tratando sempre por tu a ria de Aveiro e as suas riquezas desde muito novo. Andou embarcado na Terra Nova na juventude, a faina mais dura do bacalhau enrijou-lhe o saber e a vontade, depois de casado, já de volta à terra natal, ainda abriu uma vacaria, movido pelo coração irrequieto que ainda tem. Exercita-o agora no belíssimo Panorâmico do Hotel do Elevador em Braga, experiência impressionante, desfile de saber e sabor cheio de matizes.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend