Noshi: Café de especialidade e um jardim de inverno no centro do Porto

Noshi (Fotografia de Igor Martins)
Após breves obras de renovação, o Noshi Coffee reabriu portas com mais lugares sentados, uma decoração refrescada e novidades na carta. E as estrelas de sempre: o café de especialidade e o agradável pátio coberto nas traseiras, que lembra um jardim de inverno.

Nos dias em que o sol de inverno agracia a baixa portuense por entre as nuvens, a esplanada exterior do Noshi Coffee oferece um poiso agradável para tomar um café de filtro ou uma refeição leve, a admirar a fachada da Igreja do Carmo e o elétrico que passa ali em frente. Em querendo mais abrigo, sem perder a sensação de se estar ao ar livre, basta atravessar a sala interior da cafetaria, recentemente renovada, para descobrir nas traseiras um pátio luminoso, coberto por uma claraboia, que protege das intempéries, sem ofuscar o céu. Dela pende uma dezena de kokedamas (planta cultivada numa esfera compacta de terra e musgo), que em conjunto com as trepadeiras que cobrem parcialmente as paredes e os vasos com plantas criam um ambiente que lembra uma estufa, ou um jardim de inverno. É um recanto acolhedor, onde apetece estar – os animais de estimação também são bem-vindos -, a saborear uma das novidades da carta.

Noshi (Fotografia de Igor Martins)

Noshi (Fotografia de Igor Martins)

 

As obras de renovação do Noshi não se limitaram a tornar o espaço mais amplo, confortável e com mais capacidade de lugares sentados – a decoração também foi refrescada mantendo-se fiel ao estilo nórdico, de tons claros e minimalistas -, ou a ampliar a cozinha, de forma a aumentar a eficiência do serviço; mas também trouxeram novos pratos, como o ceviche e o tártaro de salmão.

Estas novidades vieram reforçar uma carta assente em produtos de proximidade, de produção responsável e artesanal. Assim, a maioria dos ingredientes utilizados na cozinha, principalmente fruta e legumes, são provenientes de fornecedores locais, os ovos são de galinhas criadas ao ar livre, o pão é de fermentação lenta e todos os molhos são feitos ali mesmo.

Noshi (Fotografia de Igor Martins)

 

Da ementa já conhecida dos comensais destacam-se os hambúrgueres, os tacos de salmão, ou a francesinha (de frango, vegan ou vegetariana), e ao lanche ou ao pequeno-almoço sobressaem as panquecas, o pudim de chia ou o delicato – uma das mais recentes adições à carta -, um bolo inspirado na tradição italiana, feito com farinha de amêndoa, matcha, creme de coco e amêndoas tostadas (vegan e sem glúten).

A cafetaria acompanha o que vai no prato com propostas à altura, como o spiced cacau latte ou o afogatto, composto por gelado de baunilha, nozes, caramelo de miso e espresso. A reabertura do Noshi dotou ainda o espaço de um loja dedicada ao café de especialidade, para que os clientes possam não só desfrutar de uma Chemex ou V60 in loco, mas também adquirir um destes equipamentos, bem como o blend ali utilizado, para replicar a experiência em casa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend