No Cantina, em Guimarães, o almoço é vegetariano e com arte à vista

Cantina (Fotografia: Adelino Meireles/GI)
Num recanto do centro cultural CAAA nasceu o Cantina, onde todos os dias há almoço vegetariano, colorido e apetitoso. Durante a refeição há ainda oportunidade de ver exposições de arte através de uma parede de vidro.

É no ambiente industrial de uma antiga fábrica têxtil, suavizado com a abundância de plantas em vasos espalhados pela grande mesa ao centro e a pender do teto, que funciona o Cantina. À frente do projeto e atrás dos tachos está André Pinto e Ane Delazzeri – ele designer gráfico e ela de moda -, que agarraram o desafio de trazer mais dinamismo ao Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura (CAAA) com a abertura de um espaço de restauração. A ideia de abrir um restaurante era algo que já vinham a maturar há algum tempo, desde que começaram a entusiasmar-se pelas possibilidades da cozinha vegetariana. “Descobrimos outras formas de cozinhar, novos produtos, novos temperos, novos legumes”, conta Ane.

Cantina – André Pinto e Ane Delazzeri (Fotografia: Adelino Meireles/GI)

 

O Cantina funciona com um menu de almoço, todos os dias diferente, sempre vegetariano e ocasionalmente vegan. A proposta de almoço é divulgada no dia anterior nas redes sociais e inclui sempre uma entrada, normalmente sopa, como o creme de lentilhas e batata doce, e um prato principal, caso do falafel com salada de couscous e molho tzatziki (que se tem revelado um dos favoritos dos clientes).

 

Inclui ainda sobremesa, que tanto toma a forma de um bolo de gengibre com cobertura de caramelo, um gelado vegan de banana e framboesa ou outras doçuras. Tudo é feito ali mesmo, com os salgados geralmente a cargo do André e os doces deixados nas mãos de Ane. A acompanhar há sempre uma infusão do dia ou água aromatizada.

Cantina (Fotografia: Adelino Meireles/GI)

 

Para a decoração do espaço, além das plantas que trazem vida e frescura à sala, o casal aproveitou materiais que já ali existiam para, por exemplo, fazer os tampos das mesas de tipo comunitário. Considerando as regras em vigo, a reserva de mesa é aconselhada, de forma a poder estar confortavelmente instalado a almoçar – com vista para uma das galerias do centro cultural. A parede envidraçada deixa ver as exposições temporárias que por ali vão passando.

 

Galeria CAAA
Até 31 de dezembro está patente na galeria CAAA a exposição de pintura Versos e Avessos, de Ana Cardoso. Os quadros podem ser vistos através da parede de vidro da Cantina.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend