Municípios de norte a sul celebram os 20 anos de Gastronomia Património Cultural

O novo restaurante de Aveiro tem um chef que cozinhou para a Selecção Nacional
A gastronomia portuguesa celebra 20 anos de Património Cultural. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
Este domingo, 26 de julho, celebra-se o 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal. E para assinalar a data há atividades um pouco por todo o país, que começam já esta sexta-feira.

A iniciativa partiu da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP), que juntamente com os municípios aderentes criaram um programa com atividades um pouco por todo o país, com o objetivo não só de assinalar a data mas também de promover o território e a restauração local.

Sob o mote “Gastronomia e Vinho – porque ninguém é feliz sozinho” as entidades organizadoras incentivam a que, “com as regras que se impõem, voltemos a harmonizar as relações pessoais na companhia da gastronomia e do vinho”. O programa arranca já esta tarde, com uma videoconferência e a apresentação do livro digital “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”.

No sábado, é lançado um documento digital com apresentação de propostas gastronómicas de cada concelho e respetivas harmonizações. Palmela já lançou o desafio de casar o Queijo de Azeitão DOP com um vinho monovarietal de Castelão, a principal casta tinta da região, ou ainda o famoso Moscatel de Setúbal com a tradicional Fogaça de Palmela; e Águeda propõe o Leitão à moda da Bairrada acompanhado por um espumante Baga.

No domingo, 26 de julho, a partir das 17h realiza-se uma sessão online comemorativa, em parceria com o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém que comemora 40 anos, e também uma mostra comentada de gastronomia e vinhos na Casa do Campino, em Santarém.

 

A par destas iniciativas, os municípios aderentes também têm propostas para assinalar a data onde melhor se celebra a gastronomia e o vinho, à mesa:

# Vila de Rei: ementa regional nos restaurantes

O Município de Vila de Rei, em parceria com quatro restaurantes locais, celebra a data através de uma ementa com produtos tradicionais do concelho que vai estar disponível de 24 a 26 de julho. Constam do menu o queijo de Vila de Rei, os enchidos locais, maranho e bucho, Bacalhau à Vila de Rei e Pudim de Vila de Rei, sempre regados e confecionados com azeite local.

# Felgueiras: Pão de Ló de Margaride e Vinho Verde

No domingo, ao almoço, Felgueiras assinala os 20 anos da Gastronomia Património Cultural com um menu comemorativo, disponível nos restaurantes aderentes, que inclui bacalhau à Felgueiras, Vinho Verde do concelho e Pão de Ló de Margaride.

# Tabuaço: “Prove o que é nosso”

Nos dias 25 e 26 de julho, Tabuaço lança o desafio: “Prove o que É Nosso”. O município propôs aos restaurantes e estabelecimentos similares que nestes dois dias apresentassem propostas da gastronomia local. Entre as sugestões está o cabrito e o javali, e ainda os peixinhos do rio e o bolo-rei.

# Torres Vedras: desfile de pratos típicos

Caldeirada de peixe, açorda de camarão e lagosta, filetes de polvo com arroz do mesmo e cabrito assado no forno são alguns dos pratos propostos pelos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa – sete no total -, todos casados com vinhos da região. Os menus, especialmente criados para a data, estão disponíveis a partir desta sexta-feira e até domingo.

# Praia da Vitória: cozinha açoriana

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, decidiu estender as comemorações, de 24 de julho até 9 de agosto. Durante estes dias, 14 espaços de restauração vão integrar na sua ementa especialidades tradicionais açorianas.

Todas as atividades dos municípios aderentes podem ser conhecidas aqui.



Ler mais







Send this to friend