
Veja nesta fotogaleria quais os antigos mercados que foram revitalizados.
(Fotografia de Diana Quintela/Global Imagens)

LISBOA
1. Mercado de Campo de Ourique
Foi o primeiro mercado lisboeta a surgir com uma nova imagem e a estrear o modelo, que veio a inspirar outros espaços semelhantes.
Quase 80 anos depois de abrir portas, aquele que é um dos mais antigos mercados da capital recebeu cerca de 20 tasquinhas temáticas, em 2013, que vieram juntar-se às bancas de fruta, legumes e peixe.
Entre as bebidas, há gins, cocktails e sangria da Jarraria para provar, enquanto se espera pelo prato principal. E nesta área a escolha é vasta: uma marisqueira, uma carpacceria, uma tasca de comida norte-americana, sushi, empadaria, petiscaria, charcutaria, hamburgueria e a doçaria da Casa dos Ovos Moles de Lisboa.
Rua Coelho da Rocha, 104, Campo de Ourique. Web: facebook.com/mercadodecampodeourique. Segunda a quarta e domingo, das 10h00 às 23h00. Quinta, até às 00h00 e sexta e sábado até às 01h00.
(Fotografia de Diana Quintela/Global Imagens)

LISBOA
2. Mercado da Ribeira
Com maior dimensão que o de Campo de Ourique, o antigo Mercado da Ribeira Nova anda na boca do mundo, desde que foi renovado em 2014.
Primeiro, redescobriram-no os lisboetas, mas depressa se tornou rota de passagem de quem vem de fora. Por vezes, é difícil encontrar espaço para fazer uma refeição nas compridas mesas de madeira, mas com paciência e sorte é possível aproveitar o que o novo mercado da Ribeira tem para oferecer.
Os balcões de cozinha de chef - estão todos alinhados ao fundo, mas há opções para todos os gostos. Marisco, hambúrgueres, pregos, pizzas, tapas, licores e outras bebidas, uma garrafeira de vinhos, conserveira, gelados, bolos e doces, entre outros.
Avenida 24 de Julho, 49, Cais do Sodré. Web: facebook.com/TimeOutMarketLisboa
Segunda a quarta e domingo, das 10h00 às 00h00. Quinta a sábado, até às 02h00.
(Fotografia com direitos reservados)

LISBOA
3. Mercado de Arroios
As remodelações começaram, há dois anos, na área ocupada pelas bancas de sempre no interior do mercado. Desde então que o projeto previa a possibilidade de se instalarem novos espaços comerciais, também voltados para o exterior, de forma a funcionarem após o horário do mercado.
E assim foi: do lado de fora da fachada estão agora espaços como petiscaria Há Tapas no Mercado (na foto), o Solar do Corte, onde a carne é escolhida no talho e depois ali cozinhada, a Global Sabores, com produtos de vários cantos do mundo e ainda a Tasca, uma petiscaria e loja de produtos gourmets.
Rua Ângela Pinto, 40D

LISBOA
4. Mercado de Fusão do Martim Moniz
A praça multicultural renasceu nos últimos anos, graças ao projeto de José Rebelo Pinto, mentor do festival Out Jazz.
A ideia passou por transformar os antigos quiosques em pequenos restaurantes de comida rápida com esplanada, criando um mercado de fusão ao ar livre.
Entre cozinha chinesa, indiana, argentina e italiana, pode fazer-se uma curta volta ao mundo gastronómico numa só praça da cidade.
A animação também é quase sempre garantida ao fim de semana, uma vez que o espaço acolhe concertos, aulas de dança ou workshop.
Praça do Martim Moniz
Web: facebook.com/MercadoFusao
Todos os dias, das 10h00 às 02h00.
(Paulo Spranger/Global Imagens)

LINHA DE CASCAIS
5. Mercado de Algés
Desde o ano passado que o mercado de Algés passou a integrar a ainda pequena, mas crescente lista, dos antigos espaços de comércio revitalizados. Foi inaugurado nos anos 50 e, tal como os restantes, ainda mantém a sua identidade inicial com os vendedores de frutas, flores, peixe e carne, que sempre por ali estiveram.
Na zona contígua encontra-se agora a área da restauração que, apesar de não parecer, senta mais pessoas do que o Mercado de Campo de Ourique. Só o interior, são 240 lugares em mesas comuns de pé alto e o número é duplicado no exterior, graças a duas esplanadas.
Nas bancas dos restaurantes estão espaços como o Sushic, o Peixe Ó Balcão, que veio de Santarém com o Chef Rodrigo Castelo, o Chicken All Around de Miguel Laffan e ainda iogurtes gelados, petiscos e uma pizzaria, entre outros.
Rua Elias Garcia, 22A
Web: mercadodealges.pt
Segunda a quinta e domingo, das 10h00 às 00h00. Sexta e sábado, até às 01h00
(Fotografia de Diana Quintela/Global Imagens)

LINHA DE CASCAIS
6. Mercado de Carcavelos
O Santini foi um dos primeiros novos inquilinos do Mercado de Carcavelos, com a mudança do laboratório de gelados de São João do Estoril para esta localidade.
Depois do laboratório, seguiu-se a abertura da loja de venda ao público e, desde então, têm chegado novos vizinhos a esta freguesia de Cascais.
A popular marisqueira da Parede Eduardo das Conquilhas também ganhou aqui o seu próprio espaço, embora com outro nome: Eduardo dos Petiscos & Sushi no Mercado.
Há tapas espanholas, ostras, pimentos recheados com bacalhau, ceviche e sushi, entre os pratos a provar.
Da restauração fazem ainda parte uma hamburgueria gourmet, duas cafetarias, um espaço com opções saudáveis e irão abrir, nos próximos meses, um restaurante de cozinha grega e outro de cachorros quentes e comida rápida.
Praça Dr. Manuel Rebello de Andrade 3, Carcavelos
(Fotografia de Fernando Melo)

LINHA DE CASCAIS
7. Mercado da Vila
Chocolate, sardinhas, bacalhau, mel e cerveja. O antigo mercado de Cascais modernizou-se e abriu portas, nos últimos anos, a vários festivais gastronómicos, bem como a eventos musicais, como o Fado no Mercado, e até desportivos: um grande ecrã HD permite agora a transmissão dos jogos da Champions League.
O mercado de frutas e legumes antigo continua a manter-se, com destaque para o mercado saloio, em que as bancas estão divididas por produtores, todos os sábados, das 06h30 às 15h00.
No edifício de aspeto moderno, há espaço para várias bancas de restaurantes. É o caso da Local – Your Healthy Kitchen (na foto), com opções de comida saudável, da Mu – Rosbife aos molhos, o Stockholm Market, um fast food de inspiração sueca ou o Bacalhais.
Há ainda outros espaços de marisco, de sushi, de petiscos, uma loja de frutos secos e, entre os doces, estão os chocolates da Siopa Chocolatier e os gelados da Artisani, por exemplo.
Rua Padre Moisés da Silva, 29, Cascais
Web: facebook.com/MercadodavilaCascais
Todos os dias, das 09h00 às 00h00. Sexta e sábado, até às 02h00.
(Fotografia de Leonardo Negrão/Global Imagens)
Os vendedores de fruta, de legume, peixe e carne, continuam a fazer parte da identidade destes espaços. Mas nos últimos anos, as bancas de antigos mercados da Grande Lisboa receberam a companhia de novas tasquinhas, restaurantes e lojas.