David Thompson: referência na comida tailandesa está esta semana em Lisboa

A sala principal do JNcQUOI Asia. (Fotografia: DR)
O chef australiano considerado “uma autoridade” em comida tailandesa vai estar a cozinhar no JNcQUOI Asia, na Avenida da Liberdade, durante a Thai Pop Up Week, até ao dia 10 de fevereiro.

Há novidades no JNcQUOI Asia, o restaurante que abriu o verão passado umas portas abaixo do irmão JNcQUOI Avenida, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. São novos pratos temáticos, da Tailândia, que chegam pelas mãos de David Thompson, um australiano que viveu mais de 30 anos na Tailândia e que se tornou uma referência mundial na gastronomia daquele país.

Os novos pratos da Thai Pop Up Week (semana da comida tailandesa) entraram esta segunda-feira e vão ser feitos pelo chef até 10 de fevereiro, dia a partir do qual passam a integrar a carta fixa do restaurante. É já a segunda vez que David Thompson cozinha no JNcQUOI Asia (do qual é consultor), coadjuvado por Mário Esteves.

O chef David Thompson. (Fotografia: DR)

Entre as novidades encontram-se espetadas de peixe grelhado em citronela com molho de sweet chilli e pepino; salada de frango com coentros, hortelã e arroz tostado; camarão frito com molho asiático; um caril vermelho de porco e um caril amarelo de peixe (bastante picante, por sinal). Nas sobremesas, entrou um arroz glutinoso com manga.

A salada de manga verde com caranguejo de casca mole (que se devem misturar no prato, segundo conselho do chef) e os legumes verdes salteados e arroz de jasmim são os únicos pratos que já existiam na carta do JNcQUOI Asia. Tendo em conta o conceito, que viaja pelas gastronomias do Japão, Tailândia, Índia e China, estão prometidas novas semanas temáticas para breve, com chefs convidados.

David Thompson tem vários restaurantes. O Nahm, que abriu em Banguecoque em 2001, chegou a ser o número um da lista “Asia’s 50 Best Restaurants”.

Os pratos vão estar disponíveis ao almoço e ao jantar, que podem ter lugar, durante estes dias primaveris, num pátio exterior atrás das enormes salas do restaurante. O espaço, repleto de vegetação, tem uma decoração de cartazes e neons a lembrar as ruas de Tóquio e de Banguecoque – cidade onde, curiosamente, David Thompson ainda vive.

O pátio interior do restaurante. (Fotografia de Diana Quintela/GI)

Licenciado em Literatura Inglesa, só aos 22 anos é que começou a interessar-se pela comida – “a minha mãe era má cozinheira”, revelou o chef, com humor, num almoço com jornalistas. Em 1998, David Thompson foi viver para a Tailândia, seduzido pela comida “demasiado picante e estranha”, mas “deliciosa”, e onde aprendeu técnicas antigas de cozinhar. “Ao fim de 35 anos o acto de cozinhar ainda me revigora”, partilhou.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Artigo atualizado às 11h26 de 04 de fevereiro de 2020 com a fotografia do chef.



Ler mais







Send this to friend