Ílhavo põe na mesa o que sai da ria no festival Vamos aos Cricos!

Os produtos do mar são os protagonistas do festival Vamos aos Cricos!, em Ílhavo. (DR)
Festival gastronómico concentra as atenções nos produtos da ria, tratados e manuseados por quem os sabe cozinhar. De 6 a 30 de abril, há menus especiais em restaurantes, bares e snacks do concelho.

O crico (ou melhor, o berbigão), o mexilhão, a navalha (ou longueirão), a amêijoa, o choco e a ostra. Estas são as estrelas da festa, ou seja, os protagonistas do Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria. Como o próprio nome indica, o que sai da ria é iguaria de destaque. A estreia deste momento gastronómico começa quinta-feira, 6 de abril, e estende-se até ao fim do mês, dia 30.

Os bivalves da ria de Aveiro, ex-libris da gastronomia da região, com características e propriedades únicas, intensos no sabor, são colocados à mesa em restaurantes, bares e snacks de Ílhavo. Os menus estão definidos. A Marisqueira Costa Nova tem choco frito, amêijoas à espanhola, pote à marinheiro e arroz de marisco. A Canastra do Fidalgo apresenta ostras da ria, amêijoas à Bulhão Pato e choco loco na ementa feita para a ocasião. O Gafanhoto tem quatro ostras da ria ao natural, berbigão e longueirão da ria e ainda choco frito às tiras com arroz de tomate (está fechado, de férias, de 9 a 17 de abril).

Sopa de peixe e bivalves, amêijoa com pimentos e coentros, arroz de berbigão e amêijoa são as propostas do restaurante Estrela do Mar. Na Marisqueira da Barra, há cataplana de tamboril e longueirão, amêijoas e ostras da ria neste menu especial do festival. Na Taberna Nobe, a ementa é feita com açorda de berbigão e salicórnia da ria, arroz de longueirão à Bulhão Pato, feijoada de choco com algas da ria. O Sétimo Beach Club alarga as sugestões com sopa de peixe com algas da ria, lula frita com arroz de berbigão e amêijoa à Bulhão Pato.

Há mais pratos nesta estreia. O Adhoc’as Bar tem burrié da ria, amêijoa da ria e feijoada de choco. Todos os espaços têm as suas especialidades de produtos da ria e do mar, e outras propostas, além dos menus especiais feitos a preceito para o festival organizado pela Câmara de Ílhavo com o apoio da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro. Uma forma de promover a gastronomia local, estimular a economia da região, abrir o apetite e satisfazer o consumo de bivalves que nascem e crescem na ria.



Ler mais







Send this to friend