Ter a areia e o mar a dois passos de casa é o paraíso para quem reside ou tem casa de férias na Costa da Caparica. Situação mais complicada enfrentam os lisboetas sempre que se fazem à estrada em dias de calor: as filas para a Ponte 25 de Abril, que muitas vezes culminam numa procura exasperante por um lugar de estacionamento. Aos dias de semana, apanhado trânsito de feição, os mais de 13 quilómetros contínuos de areal encontram-se a apenas 15 minutos de distância do centro da cidade. Daí as praias serem tão povoadas – mas há espaço para todos.
Com a construção de vários molhes de pedra para evitar a erosão costeira, o areal da Costa da Caparica dividiu-se em várias praias, cada uma com nome, ambiente e público próprios. Muito conhecidas são as praias de São João, do CDS – Centro Desportivo de Surf, Tarquínio/Paraíso e Rainha, esta última pertencendo já ao conjunto de praias das Terras da Costa e Arriba Fóssil. No total de 23 areais, nove hastearam orgulhosamente a Bandeira Azul por cumprirem critérios relativos à informação e educação ambiental, qualidade da água e equipamentos, entre outros.
- (Fotografia: DR)
- (Fotografia: DR)
Nestes areais cabem também a identitária arte xávega e os praticantes de windsurf, bodyboard e surf. Em maio, a Praia da Cabana do Pescador ganhou a nova Cabana na Reîa, ao jeito de um “chiringuito”, dos donos do restaurante Casa Reîa, aberto há dois anos. Com mesas baixas, bancos corridos, almofadas, pufes e camas construídos em materiais naturais, ao estilo “boho”, o espaço incita a partilha de petiscos e bebidas refrescantes, ao som de ritmos tropicais, Bossa Nova ou jazz. A carta, com pratos originais, foi desenvolvida pelo chef Pedro Henrique Lima.
Dos pratos mediterrânicos destacam-se o ceviche de lírio da Madeira com leite de tigre fumado, malaguetas, coentros e crocante de arroz; os arancini de peixe fumado com maionese de tinta de choco; o rolo de lavagante com camarão, maionese de coral de lavagante, pickles de aipo e cebola roxa; ou a espetada de camarão com ervas. Os clientes devem ter em atenção que não são aceites reservas e os pedidos são feitos ao balcão, sem serviço de mesa. As camas são de reserva obrigatória e têm serviço até às 19h durante a semana, e até às 21h ao fim de semana.
- (Fotografia: DR)
- (Fotografia: DR)
Costa da Caparica
Acesso a deficientes…Praias do Paraíso e Rainha
Bandeira Azul…SIM
WC/Chuveiros…SIM
Estacionamento…SIM
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
