Há bolos e bolachas caseiras no novo salão de chá de Braga

Quando se prova os bolos e bolachas artesanais de Ana Tão, fica difícil acreditar que, até há não muito tempo, ela trabalhava no ramo automóvel. O cake design surgiu na sua vida de forma espontânea. Assim como o salão de chá.

Se hoje Ana Tão é cake designer e tem uma casa em nome próprio onde vende os seus bolos e bolachas artesanais, é porque o filho de quatro anos, agora com dez, lhe pediu um bolo de aniversário com o Noddy. A ex-gestora de negócios no ramo automóvel «não tinha jeito para bolos», recorda. Mas inscreveu-se num workshop de cake design, tomou-lhe o gosto, fez outras formações – incluindo um curso de alta-costura de bolos de noiva, em Barcelona -, e começou a receber convites para fazer bolos de casamento e outros doces.

Perguntavam-lhe muitas vezes por que não tinha um espaço seu. Há oito meses, passou a ter: com o marido, José Oliveira, abriu o salão de chá Ana Tão. A primeira coisa em que se repara é nos bolos e sobremesas na montra; e não é por estarem muito decorados, que Ana gosta de simplicidade. A pavlova, por exemplo, é «muito light, com iogurte grego, um apontamento de frutos vermelhos e alecrim».

Todos os dias são feitos ali, em média, cinco bolos diferentes – além do bolo de fécula, um best-seller, pode haver delícia de chocolate, bolo de noz com licor de laranja ou tarte de grão-de-bico. Até há quem telefone a avisar que vai lá lanchar, na esperança de apanhar os scones a sair do forno, ou outras delícias, a acompanhar com chás, tisanas, sumos e até vinhos a copo.

A casa também serve refeições (o menu custa 6,90 euros) e, aos sábados e feriados, dois tipos de brunch. A intenção, agora, é apostar em produtos sem glúten, sem açúcar, e introduzir um prato vegetariano ao almoço. É frequente haver novidades por ali. Afinal, o que realmente move Ana é o ato de criar.

Bolachas para levar

Há embalagens com uma chávena e bolachas artesanais à venda. As bolachas têm sabores como chocolate e baunilha ou alfazema e mirtilo, sendo este fruto de produção própria.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

6 pastelarias para um lanche guloso em Braga
O que fazer em Braga no fim de semana prolongado
Braga: Abriu uma loja com mais de 40 queijos artesanais



Ler mais







Send this to friend