A casa-mãe é em São João do Estoril, no Estoril, e abriu em março, antes do Estado de Emergência. Mas entretanto a hamburgueria Chakburger expandiu-se a outros locais da Grande Lisboa e até para a Costa Vicentina: abriu em Marvila e na Lagoa de Santo André. Agora, está na área de serviço da Galp da Avenida Gago Coutinho, em Lisboa, depois de uma presença temporária no espaço homólogo em Vilamoura, durante agosto. A notícia é que os pop-ups de Santo André e de Lisboa só devem funcionar até ao final de setembro.
Em Marvila, os hambúrgueres do chef argentino podem ser encontrados na morada do restaurante El Bulo (também a funcionar com delivery e take-away); e na Lagoa de Santo André, comem-se no espaço de restauração que o chef abriu o ano passado, e onde também há pizas, pratos de peixe e sushi. Por se tratar de um espaço à beira da praia, mais sazonal, destinado a outro projeto de restauração e hotelaria, Chakall vai fechá-lo para se concentrar nos restantes.
- (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
- (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
Há muito que Chakall já acalentava a ideia de abrir a sua própria hamburgueria, “ainda antes de os hambúrgueres estarem na moda”, conta no seu espaço na estação de comboios de São João do Estoril. Queria comer “um hambúrguer simples e bom”, com carne e pão verdadeiros, então foi o que fez com o Chakburger. O restaurante abriu pouco antes do Estado de Emergência, mas nunca fechou graças às entregas para fora e take-away.
A esplanada branca enorme e as letras azuis do logotipo anunciam o restaurante a quem passa mais distraído perto da estação e convidam a entrar para comer, seja a que horas for. A oferta são sete hambúrgueres – um deles vegetariano -, todos inspirados nos maiores ícones da cultura argentina, desde Evita Péron a Maradona, sem esquecer Che Guevara, Fangio ou Piazzolla. O Chakburger, que dá nome à casa, é criação original do chef há anos.

(Fotografia de Paulo Spranger/GI)
A Argentina é forte na produção de carne, mas Chakall valoriza bem os produtos portugueses e só utiliza carne 100% Black Angus de origem portuguesa. O referido hambúrguer é composto por 180 gramas de carne, queijo cheddar, bacon, pepino, tomate, alface e molho “chak”, e servido em pão brioche feito exclusivamente para o restaurante. Incluído em todos os menus, de preços acessíveis, vêm batatas fritas, refrigerante, água ou cerveja. Quem quiser, pode adicionar extras como batatas fritas de batata-doce, ou pedir que o pão do hambúrguer não tenha glúten. As crianças têm direito a um menu infantil, o El Pibe, constituído por hambúrguer com queijo cheddar, batata frita e uma bebida.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
