Francesinhas em Casa, a nova meca algarvia do clássico portuense

Quando a pandemia rebentou, o portuense Diogo Matos tinha o terceiro curso terminado na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, estava sem emprego e não lhe faltava vontade de trabalhar. Um dia, quando decidiu encomendar uma francesinha ao domicílio, sentiu a escassez que existia no mercado algarvio.

Meteu mãos à obra na sua própria casa, com a ajuda da mãe Patrícia, e o crescimento foi repentino, chegando a receber reservas com seis dias de antecedência. “Cresceu de um dia para o outro. Numa noite, tínhamos 10 entregas de francesinhas. Na seguinte, já eram 40”, diz Diogo.
Depois de uma paragem no final de 2020 e início deste ano, era necessário dar o passo seguinte. Uma morada só para takeaway e entregas chegou a existir mas foi em agosto que a Francesinha em Casa ganhou o seu restaurante a sério, com espaço para sentar e comer, nos Montes de Alvor, às portas de Portimão.

É aqui que se confeciona a iguaria, tanto na versão mais tradicional, com vaca, mas também se faz com frango, porco e até em versão vegana – a “única que existe no Algarve” -, com seitan marinado e cogumelos salteados. Transversal a todas as variações é o molho vegano, só com produtos locais. “É uma receita familiar que passou de geração em geração. Agora foi só aprimorar até chegar à fórmula perfeita”, explica o dono, que tem uma novidade na casa.
A francesinha XXL (vaca, porco ou frango), nasceu da procura de alguns comensais, com apetite para mais do que uma francesinha, e pesa quilo e meio só de sanduíche, regada com um litro de molho.

Quem a conseguir comer em 40 minutos, recebe-a de graça e ainda leva uma garrafa de vinho do Douro para casa. Tem também direito a ter a sua fotografia no “placar da fama” do concurso. Na primeira semana, de 20 participantes, só dois conseguiram. É ir até lá e tentar a sorte.

Cachorrinhos na carta
Os típicos cachorrinhos à moda do Porto são um dos petiscos que também sai com frequência da cozinha de Diogo Matos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend