Fangas Veg: uma nova vida vegetariana, em Coimbra

Fangas Veg, em Coimbra. (Maria João Gala/Global Imagens)
O Fangas Mercearia Bar, aberto há mais de dez anos na Rua Fernandes Tomás, virou Fangas Veg. Continua a servir pratos pequenos para partilhar, mas agora são todos vegetarianos - sem tofu nem seitan.

O Fangas Mercearia Bar, que Luísa Lucas abriu, há mais de uma década, na Rua Fernandes Tomás, em Coimbra, mudou de nome e de filosofia. Continua a ser uma petiscaria com pratos para partilhar, só que agora totalmente vegetarianos, “sem seitan, nem tofu, nem soja”, ou seja, recorrendo a ingredientes comuns na dieta mediterrânica, explica a responsável pelo restaurante, em setembro rebatizado Fangas Veg. É certo que, no capítulo dos doces, o parfait de cacau leva iogurte de soja natural, mas essa é a sua única aparição, ressalva.

Em rigor, o Fangas original já tinha opções vegetarianas na ementa. Se virou 100% “veg” foi devido à procura crescente por esse tipo de propostas, que podem ser combinadas com vinhos, cervejas ou sumos naturais, naquela sala pequena e alegremente colorida. Algumas sugestões são mesmo veganas e sem glúten, estando devidamente assinaladas no menu.

(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)

Claro que, para a nova vida do Fangas, foram criados vários pratinhos de raiz. Entre eles, ovos cocotte com funcho, beterraba com iogurte e mel, tosta de abacate ou cannellone de brócolos e requeijão. Esta última sugestão, à semelhança da feijoada de cogumelos, transmite especial aconchego face ao frio que se avizinha. E quem encontrar calor nos livros também tem acesso, ali, a alguns. O único que está emoldurado é uma velha edição de “Fanga”, de Alves Redol.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend