Emotivo: o país em modo degustação no Porto

Restaurante Emotivo. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Emotivo, provam-se os sabores portugueses do Norte e do Sul, com cada região a ser estrela durante dois meses. Beira Litoral e Algarve foram as eleitas para a abertura.

Quem for ao Emotivo até meados de outubro irá experimentar um menu – para duas pessoas – pensado a partir dos sabores da Beira Litoral e do Algarve. A ideia tem o seu aspeto lúdico, pois quando os cliente se sentam à mesa são solicitados a escolher três de cinco objetos apresentados numa bandeja. Os objetos são alusivos às duas regiões propostas e a maioria ganha.

“Os portugueses normalmente reconhecem os objetos, mas os estrangeiros não”, explica Sara Verde, chef e criadora deste projeto que quer mostrar os sabores do “Portugal contemporâneo” mas “sem inventar muito”, como a própria diz. “Se fizer um cozido é mesmo um cozido em condições. Não quero dar facadas à raiz”. Ainda assim, a apresentação dos pratos é cuidada “até porque o menu tem sete momentos” por isso as doses não podem ser exageradas.

A experiência algarvia começa com uma degustação de manteigas aromatizadas, uma com laranja e mel do Algarve, outra de tomate, alho e orégãos locais. Seguem-se uma salada de queijo de cabra com figos amêndoa torrada e a tradicional muxama (atum curado) com laranja e azeite. O peixe continua no arroz de tamboril com gambas e o prato principal de carne são lombinhos de porco com amêijoa e xerém, com molho de licor de medronho, mel e laranja. O vinho é sempre da região escolhida, no caso para acompanhar o menu algarvio é servido o tinto Odelouca, da Quinta do Francês .

Um restaurante nestes moldes foi possível devido ao gosto pelos sabores regionais da chef, que, conta, desde criança que aprendeu com os pais a fazer quilómetros para ir comer.

Mas cozinha não foi sempre o trabalho principal de Sara Verde, que durante muitos anos se dedicou à fotografia. “Em 2011 o mercado rebentou e fui para o Brasil para trabalhar como fotógrafa, mas não funcionou”, conta. O gosto pela cozinha já estava lá e ela foi sempre assistindo a workshops até que em 2013 tirou o curso de Cozinha na Escola de Hotelaria do Porto. Já passou por projetos como o LSD, o Sala 4, O Amor É e pela Kasa da Praia. Para este seu projeto, o mais pessoal, não faltam ideias e muito trabalho de pesquisa. As próximas regiões a tratar serão a Estremadura e a Madeira. Não há, assim, monotonia neste Emotivo. l



Ler mais







Send this to friend