Quem passa em frente ao Alibi, discretamente instalado na rua dos Caldeireiros, consegue antecipar uma atmosfera intimista na sucessão de pequenas salas que se desdobram para dentro do edifício. Já não adivinhará o miradouro que oferece o jardim das traseiras, nem a existência de uma esplanada interior, com um jardim vertical. É a partir dela que se acede a esse terraço ajardinado (de onde saem muitas das ervas aromáticas usadas na cozinha) com vista panorâmica sobre a Sé do Porto e o centro histórico.
Na cozinha, liderada pelo chef Bruno Ferreira, a qualidade dos produtos transparece através de uma confeção simples, feita maioritariamente no forno ou no carvão, de que são exemplo as carnes maturadas e o polvo assado. Já no capítulo dos acompanhamentos, cabe ao cliente escolher oentre puré de pastinaga, arroz selvagem, tempura de legumes, um delicioso puré de beterraba, polenta frita de tomate seco e cebolada ou outros.

O arroz do mar é uma das propostas do novo portuense. (Fotos: DR)

A carne maturada faz parte da carta do Alibi.
“Temos várias guarnições para que haja uma partilha à mesa, e assim a refeição também é sempre diferente”, justifica Miguel Matos, o proprietário. O restaurante está inserido na Alibi Gues-thouse, outro projeto do grupo YoursPorto, mas afirma-se como um espaço aberto à cidade.
Dos pratos que inspiram ao convívio são ainda de destacar as vieiras glaceadas e a tempura de polvo, a pêra cozida em açafrão e especiarias e a panacotta de café. Na carta, cada prato é apresentado com uma proposta de harmonização vínica, para facilitar a escolha, mas quem preferir passar os olhos pela lista de bebidas encontra ainda uma seleção de espumantes e cocktails. Para a passagem de ano, o Alibi propõe uma ementa especial que abre com um tártaro de vieiras com ovas de esturjão, e conta ainda com bombons da Arcádia, uvas passas e espumante para brindar à meia-noite.

O novo espaço fica situado na Rua dos Caldeireiros.

A vista para a cidade, a partir da esplanada.
