Entre as medidas de segurança adotadas nesta nova fase, que pede marcação prévia (através do número 253352944), estão a limitação do número de clientes a um máximo de 50 e a criação de turnos no período de almoço, a começar às 12h30 ou às 14h, para evitar aglomerações. Sendo que o restaurante, no concelho de Terras de Bouro, passa a funcionar, diariamente, das 12h15 às 15h30 e das 19h30 às 22h.
O Abocanhado – que deve o nome a expressões locais: ali, se o tempo abocanhou, significa que parou de chover – é um projeto de Maria Helena Ramos e Henrique Marques, com quase 20 anos. O casal quis criar “uma estrutura de comida local, autêntica, com produtos de qualidade, mas de confeção simples”. E fez questão de contratar habitantes locais, que receberam formação específica.
O edifício, vencedor de dois prémios internacionais de arquitetura, foi construído de raiz, segundo o traço dos arquitetos António Portugal e Manuel Maria Reis, como mais um socalco na vertente da Serra Amarela. Está a uma altitude que ronda os 800 metros e oferece uma vista desafogada sobre o vale do rio Homem.
