Com brunch e street food, o Addiction quer ser o novo vício de Lisboa

Brunch e "fusion street food" é a oferta do menu do Addiction, novo restaurante em Lisboa. (Fotografia: DR)
A zona da Avenida da Liberdade, em Lisboa, ganhou um novo restaurante este verão, inaugurado oficialmente a 17 de julho. Chama-se Addiction, é dos mesmos donos do antigo Rua, no Príncipe Real, e junta street food de fusão com brunch e DJ.

Street food de fusão, brunch e animação musical com DJ, é sobre esta trilogia que assenta o novo Addiction, restaurante aberto na Rua Rodrigues Sampaio, paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Depois da experiência bem-sucedida de cinco anos à frente do Rua Príncipe Real, o casal Yasmine Van-Dúnem e Ricardo Manita, juntamente com outro sócio, lançou-se neste desafio, cuja aposta é nas comidas de ruas de várias geografias e nos brunches a qualquer hora do dia.

“Durante os cinco anos do Rua aprendemos muita coisa, conhecemos muita gente e foi um grande sucesso. Então, achámos que estava na hora de expandirmos para um espaço maior, perto da Avenida da Liberdade, e sentimo-nos prontos para dar esse passo”, justifica a proprietária Yasmine, casada com Ricardo há 13 anos. É ela que trata da parte contabilística e de gestão do negócio, enquanto o marido, formado em hotelaria, se dedica ao serviço e às pessoas.

Neste espaço, dividido em duas salas (e, em breve, uma esplanada), os clientes são recebidos com uma enorme parede-mural desenhada por PichiAvo, o dueto de artistas espanhóis Pichi e Avo que integram a galeria Underdogs. Nele surgem Dionísio, deus grego da festa e do vinho, rodeado de musas, num cenário que centra a cabine de DJ. Do bar logo ali saem 11 cocktails originais, como o Addiction, feito com vodka, malagueta, limão e framboesa.

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)

Um pequeno corredor separa a Art Room do Pátio e nele o ambiente muda. Na verdade, trata-se de um logradouro coberto com teto de vidro e decorado como um jardim interior, ou pátio com chão marroquino, com sofás de parede e candeeiros em forma de pétalas de flores. Na abertura a um dos cantos abre-se a visão para a cozinha, maior e mais bem equipada do que a do restaurante Rua, e que permite agora aos chefs apresentar pratos mais elaborados.

Se antes o casal trabalhava com o chef Manuel André Fernandes (vencedor do concurso culinário televisivo Masterchef Portugal, em 2015), desta vez convocou a experiência dos chefs João Mealha e Maurício Varela para a elaboração da carta. Foi um trabalho a meias. “A street food cresceu nos países asiáticos, e temos muita coisa de lá, mas temos street food do mundo inteiro”, explica Yasmine Van-Dúnem, para desmistificar tratar-se apenas de comida asiática.

Dividido em itens de brunch tardio (ovos, bowls com arroz de sushi, panquecas e waffles) e os pratos e petiscos de street food (ostras, frios, quentes, da robata japonesa e sobremesas), o menu não se escusa a replicar alguns pratos de assinatura bem-sucedidos do Rua. São disso exemplo os rolinhos de arroz com manga, vegetais, salmão curado, compota de malagueta, creme de miso e amendoins; e as asas de frango coreanas e kimchi caseiro, entre outros.

Tártaro de novilho de vazia maturada, caramelo de soja, chili oil, chalota em pickles, maionese fumada e won-ton; tacos de camarão na robata com salsa chipotle, couve, abacate e cebola; croquetes de quinoa, espinafre e queijo cheddar; e pulled pork com mini bolas-de-Berlim, salada coleslaw, puré de cebola caramelizada, pickles e sementes de sésamo também fazem parte do menu. Tanto este como o de brunch podem ser pedidos para a mesa, a qualquer hora.

No que toca ao pequeno-almoço tardio, que no Addiction está disponível entre as 12h e as 18h, além dos clássicos ovos mexidos e benedict em várias versões, há uns com lagosta, manteiga noisette, béarnaise, ikura, cebolo e pão brioche, por exemplo. Em matéria de sobremesas, vale a pena guardar espaço para a rabanada de bolo de milho em creme de fava tonka, com gelado de miso, caramelo de miso, pipocas caramelizadas com pimenta sichuan.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend