Coimbra: este restaurante tem rodízio de lampreia

De meia dúzia de maneiras de comer lampreia, o restaurante Aeminium passou a oferecer 20. Fotografia: DR
O rodízio de lampreia já ganhou estatuto de tradição no restaurante Aeminium, na Baixa de Coimbra. Por estes dias, há 20 maneiras de comer lampreia ao dispor dos clientes. Carpaccio, alheira, piza, hambúrguer, feijoada... tudo feito com aquele ingrediente-chave. Nem faltam os pastéis e queijadas de Tentúgal em versão salgada - com lampreia, claro.

Francisco Batista é natural do Baixo Mondego. Cresceu junto ao rio, a acompanhar a subida da lampreia, que faz as delícias de uns e é repudiada por outros. Ora, o dono do restaurante Aeminium, junto ao Largo da Portagem, em Coimbra, faz parte do primeiro grupo. E foi para tentar cativar os mais jovens, que tradicionalmente se afastavam daquele ciclóstomo de sabor muito próprio, que, há 12 anos, decidiu fazer pratos diferentes dos habituais arroz de lampreia e lampreia à Bordalesa.

Assim nasceram propostas como a piza de lampreia, o hambúrguer de lampreia ou a lampreia assada na brasa. Não satisfeito, Francisco foi abrindo o leque, até chegar às atuais 20 maneiras de saborear esse ciclóstomo. Na sua época, o Aeminium serve paté, pão, alheira e outros enchidos, sopa, almôndegas, tudo com a lampreia como protagonista. Há até versões salgadas de dois doces de Tentúgal: os pastéis e as queijadas. Um prato que aprecia especialmente é o carpaccio, que, a seu ver, apresenta a lampreia “no seu estado mais puro” – é cozida em água com sal e vinho branco e fatiada muito fininha.

Rodízio de lampreia.
Fotografia: DR

Quem ali ruma, a cada temporada da lampreia, costuma encontrar alguma novidade. No ano passado, foi lançada a cataplana de amêijoas com lampreia, e na segunda quinzena deste mês deve chegar às mesas do Aeminium a lampreia ao sal.

Os clientes, a quem se aconselha marcação prévia, podem escolher que pratos provar. Não há um menu previamente definido. Se optarem pelas 20 propostas, o custo é 45 euros por pessoa e, caso se fiquem por dez propostas, o preço baixa para 30 euros por pessoa, valores que não incluem bebidas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend