O Señor Hernandez abriu há praticamente um ano, num edifício de dois andares que funcionava como escritório. Rui Costa, a filha Joana e o namorado desta, Nuno Correia, fizeram do espaço restaurante e encheram-no de cor, com várias referências ao México: caveiras pintadas, chapéus de abas largas e caixas decorativas de criação própria, a lembrar a arte popular daquele país. É que Rui, conhecido como chef Atum, além de designer, foi professor e um dos fundadores da ARCA, escola de artes de Coimbra. E já em 1998 tinha inaugurado, do outro lado da rua, o mexicano Azucar com Chocolate, entretanto desaparecido.

Caixas inspiradas na arte popular mexicana.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
Esta nova casa é, pois, um regresso às origens, após outras experiências na mesma linha, das quais se destaca o restaurante mexicano Ya Esta, em Viseu. Joana Costa e Nuno são os rostos mais visíveis do Señor Hernandez, cuja comida não é 100% mexicana, mas tex mex, de fronteira (algures entre o norte do México e o sul dos Estados Unidos), com inspirações latino-americanas e feita na hora. Desde finais de março, o restaurante funciona todos os dias, mas somente em regime de takeaway. As encomendas podem ser feitas por telefone, entre as 11h e as 24h, e levantadas das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30.

As encomendas podem ser feitas todos os dias, das 11h às 24h.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
O menu – disponível na página do Facebook da casa – divide-se entre entradas e pratos principais, com o molho picante à parte. O mais característico do México é o chili, e também saem bem as fajitas no forno, a que se juntam as quesadillas e algumas opções vegetarianas. Quem quiser só petiscar tem, por exemplo, as mini flautas de chili ou os nachos com diferentes acompanhamentos, do guacamole ao queijo cheddar. Pontualmente, são acrescentados outros pratos à lista, e quem se dirige ao restaurante costuma levar um miminho extra.
- As referências ao México estão por todo o restaurante. Fotografias: Maria João Gala/Global Imagens
As receitas são de Rui Costa, que habitualmente cozinha no Señor Hernandez ao fim de semana; de resto, é Nuno a assumir essa função, enquanto Joana trata das sobremesas. Uma das suas especialidades é o arroz con leche, um arroz doce que, no México, é feito com flor de laranjeira, baunilha e passas; aqui, leva leite de amêndoa, baunilha e, por cima, amêndoa caramelizada.

A margarita de morango e limão.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
Para completar, há cervejas mexicanas, sangrias e margaritas com sabor a morango e limão, sem esquecer o sal com laranja desidratada na boca do copo. As diversas tequillas e o mix de nachos (com guacamole, carne, queijo cheddar e pico de gallo) ficam para uma visita futura ao restaurante, que tem vários cantos multicoloridos para os clientes tirarem fotografias – e acessórios como mantas ou balões de fala.

As fajitas podem ser de frango, de carnes mistas ou vegetarianas.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Para saborear o mix de nachos (com guacamole, carne, queijo cheddar e pico de gallo), é preciso aguardar pela reabertura do restaurante.
Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens


