Chef pasteleiro de uma das maiores fábricas de chocolate ensina-nos duas receitas

Chef pasteleiro de uma das maiores fábricas de chocolate ensina-nos 2 receitas
(Fotografias: DR)
Trabalha para um gigante belga dos chocolates e já chegou à TV e aos livros. Em tempos de pandemia, Francisco Moreira ensina a fazer os seus brownies de chocolate e nozes pecan e as suas madalenas de baunilha e mel.

Não resiste a um crème brûlée e uma tarte tatin, dois clássicos franceses, mas é o bolo de cenoura da mãe Ana e a tarte de natas gelada da avó Adelaide, que devorava nos verões em Portimão, que não lhe saem da memória. “Sou muito simples nos doces que mais gosto de comer. Quando é bem feito, é bom”, afirma Francisco Moreira, chef pasteleiro e mestre chocolateiro que vive entre Portugal e Bélgica, onde trabalha na Chocolate Academy da Callebaut, uma das maiores fábricas de chocolate do mundo.

Aos 28 anos, soma um percurso invejável, onde se incluem hotéis de luxo e restaurantes Michelin, como o Grande Real Villa Itália, Cascais, e a Fortaleza do Guincho, onde foi chef de pastelaria.

Para a fase de quarentena, sugere um brownie de chocolate e nozes pecan e umas madalenas de baunilha e mel, que mostrou tanto no programa “Doces do Ofício”, cujas primeira e segunda temporada são exibidas aos fins de semana no 24Kitchen, como no livro homónimo lançado no final do ano passado, editado pela Casa das Letras e consequência da estreia televisiva. “São sobremesas fáceis de fazer e de agradar, e com ingredientes que muitos têm em suas casas ou que são fáceis de encontrar”, explica Moreira.

A pastelaria, acrescenta, tem um papel importante nos dias que correm. “Os doces são sempre um prazer que damos a nós mesmos. E nesta altura, dispomos de mais tempo para arriscar e aventurar. Além disso, a parte bonita da pastelaria é que pode ser partilhada em família”, remata.

O brownie de chocolate e nozes pecan de Francisco Moreira.

Brownie de chocolate e nozes pecan

Ingredientes:
150gr pepitas de chocolate 55% de cacau
110gr manteiga sem sal
3 ovos L
110gr açúcar
45gr farinha peneirada
30gr cacau em pó peneirado
3gr bicarbonato de sódio
70gr nozes Pecan
Natas batidas para finalizar (100gr de natas 35% de gordura + 20gr de açúcar em pó)
Açúcar em pó q.b. (decoração)

Receita:
Derreta 150gr de chocolate negro com 110gr de manteiga no microondas, a 800w, durante um minuto e meio. Misture três ovos com 110gr de açúcar. Acrescente o chocolate derretido. Peneire 45gr de farinha, 30gr de cacau em pó e 3gr de bicarbonato. Junte os secos ao preparado. Misture bem. Pique 70gr de nozes Pecane envolva na massa. Leve ao forno, numa forma forrada a papel vegetal, a 170ºC, durante 15 a 20 minutos. Corte o bolo em cubos, depois de arrefecido, e sirva com natas batidas com açúcar em pó.

As madalenas de baunilha e mel, que o chef pasteleiro mostra no programa e no livro.

Madalenas de baunilha e mel
12 unidades

Ingredientes:
1 vagem de baunilha
25gr leite meio-gordo
100gr manteiga sem sal derretida
3 ovos L
65gr mel
125gr farinha
60gr açúcar em pó
5gr fermento em pó
2gr sal fino

Receita:
Leve um tacho ao lume com uma vagem de baunilha aberta, 25gr de leite e 100gr de manteiga. Deixe derreter e desligue o lume. Bata três ovos com 65gr de mel. Peneire 125gr de farinha e 60gr de açúcar em pó. Junte 5gr de fermento e 2gr de sal. Envolva os secos no preparado anterior. Misture bem e adicione a infusão de baunilha. Coloque película aderente em contato com a massa e leve ao frigorífico, durante 24 horas. Coloque a massa num saco de pasteleiro e verta a massa em formas de madalenas, untadas com spray de óleo. Leve ao forno, a 180ºC, durante oito minutos.

A capa de “Doces do Ofício”, editado pela Casa das Letras.



Ler mais







Send this to friend