Vista para o mar, discretos ornamentos de Natal no interior, banda-sonora no ar e dois menus festivos prontos a sair: vai ser assim o Natal e o Ano Novo no hotel e restaurante Relais & Chateaux Fortaleza do Guincho, em Cascais. Gil Fernandes, chef residente, preparou um menu de nove momentos para a última noite do ano, em que não faltarão produtos “premium” adequados à época, como lagosta, trufa e caviar. Com ou sem harmonização alcoólica incluída.
Segundo a diretora Petra Sauer, a experiência de jantar no dia 31 de dezembro começará às 19h30, com um cocktail de boas-vindas e um conjunto de criativos snacks, que já incluem o Menu Experiência habitualmente servido no restaurante: sonho de santola nacional com chutney de diospiro, picante e maionese caseira e búzio cozido a vapor com tempura e maionese de diospiro. Às 20h, os participantes no réveillon seguirão para as respetivas mesas.
Recorde aqui a reportagem da Evasões sobre a recente renovação da Fortaleza do Guincho.

O chef executivo Gil Fernandes. (Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)
Do menu, que terá nove momentos pelo valor de 425 euros/pessoa (com pairing de vinhos e champanhe à meia-noite, com uvas passa), destacam-se pratos como a barriga de atum com escabeche de legumes; lagosta suada à moda de Peniche; dourada de Peniche com caviar e abóbora; perú biológico com couve de Bruxelas e uva passa; e tarte de topinambur com mel e requeijão. A sobremesa, servida às 23h45, será da responsabilidade do chef Filipe Manhita.
“A filosofia por trás destes menus é simples e muito intuitiva: utilizar produtos portugueses e locais, aqueles que estão à nossa volta e que nós mesmos apanhamos, [de forma a dar] uma identidade forte ao prato. Esses ingredientes, de grande qualidade, preenchem grande parte do menu. Claro que, para ocasiões especiais como estas, procuramos elevar ainda mais a experiência com produtos mais exuberantes, como a lagosta e o caviar”, explica Gil Fernandes.

(Fotografia: DR)
Já o menu de Natal (a 175 euros/pessoa, sem harmonização de vinhos incluída) poderá ser pedido entre os dias 18 e 25 de dezembro (no intervalo entre as ocasiões, estará disponível o menu regular do restaurante). Para o jantar de consoada, bem como para o almoço do Dia de Natal, o chef Gil Fernandes decidiu conjugar tradição com inovação, usando produtos como pães e manteigas artesanais de produção própria, lavagante e robalo, com o toque Michelin.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
