Francesinhas à moda de Braga chegam a mais um bairro lisboeta

As francesinhas do Camada levam um molho “alaranjado e suave, mas complexo”. (Fotografia: DR)
O grupo Camada Francesinhas inaugurou dia 18 de outubro o 12.º restaurante em Portugal - e o segundo em Lisboa -, desta feita no Saldanha. O menu é exatamente igual ao do espaço do Cine-Teatro Turim, que abriu em Benfica, no ano passado. As francesinhas são o grande atrativo, e já costuma haver fila de espera à porta.

Acreditando que as francesinhas “já deixaram de ser unicamente apreciadas no Norte” e querendo “afirmar o prato típico como património nacional”, o grupo Camada Francesinhas abriu, a 18 de outubro, o seu segundo espaço em Lisboa, na zona do Saldanha. O primeiro restaurante na capital abriu na também zona residencial de Benfica, integrado no recentemente renovado Cine-Teatro Turim. A fórmula de sucesso aplica-se a ambos, sem truques na manga.

Montada em camadas rematadas por pão de forma, cada francesinha leva queijo, salsichão, chourição, bacon, queijo e um ovo estrelado no topo, e pode ser pedida em formato inteiro, para quem esteja com muito apetite, ou apenas metade. A inovação passa pela utilização de bife do lombo de carne portuguesa “premium”, explica Nuno Pontes, sócio-gerente do negócio em conjunto com João Rodrigues. As receitas foram criadas com o chef José Pedro Tavares.

Nuno Pontes (à esq.) e João Rodrigues são os fundadores do grupo Camada. (Fotografia: DR)

O molho, apontado como “a verdadeira identidade” da marca, é descrito como “alaranjado e suave, mas complexo” e tem um ligeiro travo picante. Além dos formatos tradicionais (quadrado ou triangular, no caso das meias francesinhas), há também francesinha com a forma de cachorro e hambúrguer (de novilho, alheira ou vegetariano, com salsicha de soja). De entradas para partilhar, asinhas de frango, croquetes de vitela e sticks de mozzarella.

Em virtude de os menus serem exatamente iguais, o menu do Camada Saldanha propõe uma série de outras pções, como prego do lombo em bolo do caco, wrap de frango, bifes, ribs com batatas fritas rústicas e saladas, havendo ainda que guardar espaço para as sobremesas caseiras. Já a parelha líquida faz-se com cervejas, das artesanais produzidas pela Letra às estrangeiras, de perfil gastronómico. O espaço tem 42 lugares no interior e dez na esplanada.

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)

Durante a semana, ao almoço, a bebida e o café são cortesia do Camada. Desde 2018, o grupo chegou a Barcelos, Braga, Fafe, Viana do Castelo, Porto, Vilamoura e Aveiro e Santa Maria da Feira, sempre em localizações residenciais e não turísticas, de que é exemplo esta recente abertura no Saldanha. O grupo prevê inaugurar mais um novo restaurante, de maior dimensão, no Norte do país, para “elevar a experiência dos amantes de francesinhas”.

(Fotografia: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend