Bom peixe e marisco em Matosinhos: três novidades para conhecer

O Cantinho Senhor do Padrão. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
Há novidades para conhecer e provar em Matosinhos: estes restaurantes são três exemplos de boas casas ligadas ao marisco e ao peixe local.

A Açoriana

Sílvia Melo é a açoriana responsável pelas especialidades do arquipélago que chegam às mesas deste restaurante, na Rua Conde São Salvador. Nascida e criada na ilha do Pico, antes de assentar no Norte do continente, Sílvia ainda viveu cerca de 20 anos em Cascais. Foi lá, quando trabalhava num outro espaço, que o seu caril de polvo se popularizou. Não é um prato típico dos Açores, ao contrário de quase toda a carta, mas era um dos mais pedidos e Sílvia fez questão de o trazer para A Açoriana.

Nesta “embaixada” de sabores do arquipélago açoriano, quem quiser viajar sem sair do lugar pode começar por pedir os rissóis de atum ou o caldo de peixe, uma “receita muito simples, que todas as famílias fazem, e que leva um segredo – a hortelã”, desvenda a picarota, que herdou da avó o gosto pela cozinha. Quanto aos pratos mais consistentes, sugere-se o polvo à moda do Pico, com malagueta da terra e vinho de cheiro, uma iguaria que se costuma comer nas adegas da ilha, ou a molha de carne. Este último é o resultado de um estufado de carne de vaca que vai a apurar várias horas no tacho, com canela e pimenta, entre outras especiarias. “Fazia-se muito na altura do Natal”, conta.

Outras delícias que saem das mãos da cozinheira são o bolo lêvedo, cuja receita demora quatro horas, e a mousse de bolacha Mulata, uma das sobremesas com mais saída. Diretamente das ilhas, chega o refrigerante Kima, a manteiga Rainha do Pico, queijos, enchidos, conservas, cervejas, licores, e, em breve, Sílvia espera ter também os vinhos do Pico.

Rua Conde São Salvador, 55. Tel.: 917429729. Web: facebook.com/Restaurante-AAcorianaMatosinhos. Quarta e quinta, das 12h às 15h; sexta e sábado das 12h às 24h. Encerra ao domingo, segunda e terça. Preço médio: 20 euros

Novidades n’A Açoriana. (Fotografia: Amin Chaar/GI)

 

Meia Nau

Este restaurante de peixe com um ano, na Rua Heróis de França, reabriu as portas em junho, e trouxe novidades. Há agora uma segunda esplanada, desta vez, aberta e virada para a rua, e a carta aumentou, com a entrada da feijoada de lulas e do arroz de polvo com filetes do mesmo. Sugestões que se juntam assim ao afamado peixe-galo frito com açorda de ovos, bacalhau à lagareiro e ao peixe fresco assado na brasa.

O espaço, de ambiente contemporâneo e decoração sóbria, é descrito por Ivo Ferreira, um dos sócios, como uma “peixaria fina”, onde os azulejos brancos das paredes, que remetem para as peixarias, contrastam com a elegância da farda dos funcionários, constituída por camisa e gravata.

Rua Heróis de França, 375. Tel.: 224035015. Web: meianaurestaurante.com. Todos os dias, das 12 às 12h e das 19h às 22h. Preço médio: 15 euros

A esplanada do Meia Nau. (Fotografia: Igor Martins/GI)

 

O Cantinho Senhor do Padrão

Há mais de 80 anos que se chega a este “cantinho” para comer. Inicialmente, como casa de pasto, depois, como café, e agora como restaurante, conta Sérgio Magalhães, acrescentando que praticamente “nasceu” ali. Começou a trabalhar no espaço aos 12 anos, para ajudar a mãe, e acabou por lhe ganhar o gosto, fazendo questão de ficar com o “cantinho” quando chegasse a altura. E assim foi, há cerca de um ano.

O Cantinho Senhor do Padrão reabriu com uma nova cara e uma nova carta. A sala modernizou-se e a carta deixou de ter apenas petiscos, ainda que alguns tivessem ficado, caso das pataniscas, com muita saída e feitas segundo a receita da mãe de Sérgio, e o bacalhau desfiado, agora apenas por encomenda. A carta não é longa, “para manter a qualidade do serviço”, e a aposta é, sobretudo, no peixe e no marisco frescos. Destacam-se as lulas na brasa, o tenro polvo à Lagareiro, o camarão ao alho, os mexilhões com molho verde e as espetadas de lulas e gambas, acompanhadas por batata a murro e legumes salteados.

Outras possibilidades são os arrozes, as açordas e as cataplanas confecionadas com o peixe e o marisco que se pretender. Quanto aos doces, as opções são caseiras e bem tradicionais, havendo baba de camelo, cheesecakes vários, bolo de caramelo, bolo de bolacha e mousses.

Rua Godinho, 7. Tel.: 933828333. Web: facebook.com/OCantinhoSenhordoPadrao. Das 12h às 16h e das 19h às 23h. Encerra domingo e segunda ao jantar. Preço médio: 20 euros

O Cantinho Senhor do Padrão, em Matosinhos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)



Ler mais







Send this to friend