Em cada hotel Wine & Books aloja-se uma Tasca da Memória. Assim começou em Lisboa, no alojamento situado na Travessa da Memória (o que explica parte do significado do nome do restaurante), assim é desde o início de outubro no Porto, formando mais uma peça daquela unidade de cinco estrelas; uma peça aberta para quem cruza as ruas da Baixa do Porto. (E assim será, já agora, lá para meados de 2025, quando o Wine & Books abrir uma terceira casa, 40 quartos, desta vez no centro de Sintra.)
Além da toponímia da localização lisboeta, a Memória a que esta Tasca alude liga-se ao que se serve. E o que se serve, as raízes da carta sumária, vem da tradição gastronómica portuguesa, só que puxado para uma era contemporânea de infindas influências. É um gesto que muitos espaços gastronómicos anunciam e tentam, com graus de sucesso variáveis, mas que aqui é levado a bom porto pelo chefe de cozinha Henrique Vilarinho (currículo: The Yeatman, Casa de Chá da Boa Nova, Semea, o galego Lume, The Editory Collection Hotels), sob a direção de Osvalde Stange Silva, responsável culinário das unidades do Grupo PBH, onde se inserem os Wine & Books.

(Fotografia: DR)
Na Tasca da Memória portuense cabem 55 pessoas, num amplo espaço retangular, de conforto, decorado por armários onde, para lá das portas de vidro, se organizam livros e garrafas de vinho. O acesso faz-se pelo hotel mas também através da Rua de Sá de Noronha. Passando o olhar e o paladar pela carta, quase tudo soa familiar, quase tudo introduz ângulos inesperados nessa familiaridade. Há sopa de peixe nas entradas, e há também um best-seller embrionário, o ovo BT, morno e reconfortante, numa configuração onde se junta puré de ervilha, crumble de pão frito e chouriço de porco preto, bechamel e um tudo-nada de pipocas.
Nos pratos principais, a comitiva marítima é especialmente forte, brilhando os jaquinzinhos, um arroz de tomate frito crocante e ar de limão e coentros; o bacalhau à Zé do Pipo, onde a aparição do limão no puré é tão bem-vinda como a discreta maionese de wasabi sobre o fiel amigo; e açorda de camarão, sem necessidade de especiais invenções, cremosa e aproveitando os sabores do caldo de crustáceos. Quanto à carne, e além do frango de churrasco, do pato, da carne de porco à alentejana e do bife à portuguesa, apresenta-se um cabrito assado assente em arroz caldoso de cogumelos e jus de carne. Um trio de opções vegetarianas e variantes infantis completam o elenco. Volta-se às recriações ousadas numa aparição do pudim Abade de Priscos cuja cor escura e espessura evocam o caramelo, a que se junta gengibre e sorvete de yuzu; e em “A nossa rabanada”, com miso e tamarindo no elenco. Seguir-se-ão, em breve, os almoços executivos, também com Memória.
Tasca da Memória
Wine & Books Hotel Porto
Rua de Ceuta, 147
Tel.: 222 443 750
Web: tascadamemoria.pt
Das 19h às 22h. Não encerra
Preço médio: 48 euros/pessoa (entrada, prato principal e sobremesa)
