Das províncias portuguesas e italianas para a cidade, com produtos e receitas tradicionais levadas à mesa com uma visão moderna, assim é o restaurante Província, de portas abertas numa esquina da Avenida da República, em Lisboa, desde o final de 2020. Desde dezembro último que o espaço adicionou outro motivo de visita: pratos de cozinha tradicional portuguesa, associada à comida de conforto, que podem ser pedidos, aos domingos, em paralelo com o restante menu.
Depois da tarte de cozido com arroz, do bacalhau assado na grelha com magusto ribatejano, do borrego assado, do arroz de pato no forno e do arroz de cabidela propostos nos domingos de dezembro e início de janeiro, o restaurante já deixou saber quais são os pratos que se seguem: arroz de pato (dia 2 de fevereiro); arroz de cabidela (dia 9); tarte de cozido (dia 16); bacalhau assado na grelha com magusto ribatejano (dia 23); e borrego assado lentamente no forno, com batatas e cenouras (dia 2 de março).

(Fotografa: DR)
Todos os pratos especiais de domingo têm o valor unitário de 15 euros, exceto o bacalhau e o borrego assado, que requerem um mínimo de duas pessoas, pelo valor conjunto de 48 euros.
Já quem quiser manter-se fiel à carta do Província, tem também novidades a que vale a pena estar atento. Nas entradas, bolinhos de bacalhau com molho pil pil (três unidades), ovos cremosos com trufa e parmesão e bruschetta de fiambre de borrego com radicchio e maionese de alho assado. Nos primeiros pratos, entraram gnocchi com rabo de boi no forno; mafaldine com burrata e beringelas fumadas; agnolotti recheados com castanha com molho de queijo viso, cogumelos, guanciale e pinhões; e arroz de lavagante. Já nos “secondi”, a cozinha propõe, como novidade, peixe do dia com molho de funcho, cebolas caramelizadas e batata fondant; tomahawk na grelha (1,3kg) com batatas fritas e acelgas salteadas; empada de pato com enchidos de porco preto e cogumelos; e espetada de borrego na grelha com salada de funcho, laranja e radicchio.

(Fotografa: DR)
Nas saladas, há uma nova opção, de grão e bacalhau, enquanto nas pizas pode agora pedir-se a nova piza de marmelos e presunto de porco preto. Para acompanhar, a copo, os clientes podem explorar o menu de cocktails de autor do Província e as recomendações da carta de vinhos, com a curadoria do sommelier Pedro Henrique Ramos.
Propostas que se podem saborear tanto à mesa, como sentados no balcão em mármore de Estremoz, ou não inspirasse a decoração também um ambiente mais rural, com madeiras, enciclopédias, terrinas e pratos vindos de antiquários e azulejos pintados à mão com desenhos de troncos de lenha, azeitonas e copos de vinho.
Província
Avenida da República, 48B
Tel.: 210 999 604
Web: grupononbasta.pt/restaurante/provincia/
Todos os dias, das 12h às 23h30 (sextas e sábados encerra à 00h30).
