António Amorim ensina a fazer bolo de chocolate e caramelo e pavlova de melancia

O chef a trabalhar no seu restaurante, Puro, em Lisboa. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Bolo de chocolate e caramelo e pavlova de melancia são as sugestões de sobremesa do chef pasteleiro António Amorim, de Baião, Trás-os-Montes, e autor de um pastel de feijão premiado que só se come em Alfama.

Bendito o chocolate que amacia os duros dias de isolamento. “É dos primeiros ingredientes de que as pessoas sentem falta para matar a ansiedade”, considera o chef António Amorim, que no outro dia foi às compras em Almada e reparou que o “stock estava quase no mínimo”. Os benefícios do consumo do cacau estão estudados e conhecidos, pelo que é sempre boa ideia convocá-lo para uma sobremesa, como bolo de chocolate negro e caramelo. É uma receita original, que constou da carta do restaurante que teve em Torres Vedras, em 2014.

Desse ano data também o pastel de feijão com que António Amorim venceu o primeiro lugar do concurso A Minha Sobremesa Tem Pastel de Feijão de Torres Vedras, e que só se come na Fábrica do Pastel de Feijão, na Rua dos Remédios, em Alfama. António Amorim reinterpretou o doce com um recheio de puré de feijão branco, de sabor mais intenso, e um formato retangular com massa caramelizada e crocante.

A sua capacidade inventiva traduz-se na forma como utiliza os ingredientes sem os desperdiçar – neste caso, aproveitando as claras para fazer ainda uma pavlova saudável. Bolos, mas também refeições práticas e francesinhas é o que se encontra no Puro, que o chef abriu na zona do Marquês de Pombal há pouco mais de dois anos. Por agora
o espaço está encerrado, mas mais dia, menos dia, António Amorim é capaz de começar a fazer entregas e take-away de refeições familiares, para facilitar os dias de isolamento.

 

Bolo de chocolate e caramelo. (Fotografia: DR)

 

Bolo de chocolate e caramelo em três texturas

Bolo.
Ingredientes: manteiga (200gr), chocolate negro (200gr), açúcar (200gr), ovos inteiros (4), farinha sem fermento (75gr), açúcar (60gr), 1 colher de sopa de água, natas (100ml).

Preparação: Colocar 60gr de açúcar numa frigideira com uma colher de sopa de água. Deixar derreter até fazer o caramelo e mexer assim que começar a ganhar cor. Quando estiver derretido e cor de caramelo, adicionar as natas e mexer com muito cuidado porque salpica. Retirar do lume e reservar. Depois, derreter o chocolate com a manteiga. Numa taça, juntar o açúcar com os ovos e mexer bem. Envolver o chocolate derretido e mexer, acrescentar o caramelo, e envolver tudo. Peneirar a farinha e envolver suavemente no preparado anterior. Forrar uma forma, tabuleiro ou pirex com manteiga e um pouco de farinha, ou então com papel vegetal em gordura. Verter o preparado na forma. Levar ao forno a 200o, durante cerca de 12 minutos. Deve ficar cremoso.

Crumble.
Ingredientes: açúcar (250gr), manteiga (250gr), farinha para bolos (350gr), cacau (100gr).

Preparação: Amassar todos os ingredientes com as mãos até envolver tudo muito bem. Colocar a massa num tabuleiro e levar ao forno a 180o durante cerca de 20 minutos. Tirar a meio da cozedura, mexer com um garfo e acabar de cozer. No final, envolver com uma colher. Retirar do forno e deixar arrefecer para poder usar de seguida.

Mousse de chocolate.
Ingredientes: chocolate para culinária (250gr), claras (250gr), manteiga (100gr), gemas (5).

Preparação: Derreter a manteiga com o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Numa tigela, adicionar as gemas com o açúcar e envolver bem. De seguida, juntar o chocolate derretido. Bater as claras em castelo. Quando estiverem firmes, envolver suavemente ao preparado. Reservar no frio cerca de 1 hora antes de servir.

Nota: pode-se combinar estas três receitas, ou fazer apenas a do bolo.

 

Pavlova de melancia. (Fotografia: DR)

 

Pavlova de melancia

Ingredientes: claras de ovo (4), amêndoa laminada natural (60gr), 2 fatias de melancia (500gr), 1 colher de café de vinagre, 1 colher chá de farinha maizena, 2 colheres de sopa de adoçante em pó ou de stevia em pó, 1 colher de mel.

Preparação: Triturar metade da melancia, colocar num tacho com o mel e deixar reduzir em lume brando até ficar 1/3. Bater as claras em castelo. Quando começar a ficar firme, adicionar o adoçante pouco a pouco, sempre a bater durante 3 a 4 minutos. De seguida, adicionar o vinagre e a farinha e envolver apenas. Colocar as claras num tabuleiro e fazer montes com uma colher, sempre em altura, deixando alguns picos. Levar ao forno a 120o, cerca de uma hora e meia. Deixar arrefecer no forno desligado. Retirar a melancia do lume e passar num passador de rede. Reservar apenas o líquido espesso. Cortar a restante melancia em cubos ou triângulos. Depois, colocar a pavlova num prato, abrir ligeiramente o interior e colocar um pouco de melancia e o molho. Polvilhar com amêndoa laminada e decorar com hortelã.

Nota: em vez de melancia, esta receita pode ser feita com peras com canela ou baunilha; morangos com manjericão ou vinagre balsâmico; frutos vermelhos com especiarias; ou com maçãs com canela e infusão de ervas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend