
Percorra a fotogaleria para ver os restaurantes.

Ferrugem, Portela (V. N. Famalicão)
O restaurante Ferrugem - situado na aldeia de Portela, entre Famalicão e Braga - está a comemorar 11 anos de vida. O edifício é um antigo estábulo do século XVIII que foi recuperado para servir como restaurante. O chef Renato Cunha está à frente da cozinha, assumidamente de autor, original, de vanguarda, e que não descura a tradição da gastronomia portuguesa.
(Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Ferrugem, Portela (V. N. Famalicão)
Chef Renato Cunha
(Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Paredão 476, Moledo
Neste bar/restaurante em Moledo os olhos são os primeiros a comer, tal é o bom aspeto do hambúrguer especial da casa, da batata frita laminada, dos petiscos do mar, da tábua minhota ou do preguinho em bolo do caco, que o vinho a copo, os gins, as sangrias e os cocktails ajudam a escorregar. Depois, afagam a alma a decoração descontraída, com vários recantos e a possibilidade de apanharmos sol no terraço sem sentir o vento, e a animação todos os fins de semana, com sunsets musicais aos sábados e aos domingos.
(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

Paredão 476, Moledo
(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

São Gião, Moreira de Cónegos
É na vila de Moreira de Cónegos, numa casa inconspícua junto ao estádio, que se encontra um dos mais famosos restaurantes da região. Atrás da pesada porta de madeira esconde-se uma sala construída em torno de uma lareira aberta, para acender nos dias mais frios de inverno. Envidraçada a toda a largura e com vista sobre o vale da vila, é ali que o experiente chef Pedro Nunes exibe os dotes. A carta assenta nas receitas tradicionais da região, sempre servidas com um empratamento cuidado, sejam os pratos de caça como a perdiz servida em açorda e espargos selvagem ou no recheio de uma empada, bem como os ovos mexidos com espargos, míscaros e gambas, sem faltar o toque francês da terrina de foie gras.

São Gião, Moreira de Cónegos

Largo do Paço, Amarante
O restaurante de Amarante, que mantém uma estrela Michelin há 12 anos, mudou recentemente de chef. Tiago Bonito assumiu o comando da cozinha que esteve entregue, nos últimos dois anos, a André Silva. Com 30 anos, Tiago Bonito tem-se destacado na alta cozinha. Em 2011 conquistou o título de Chefe Cozinheiro do Ano. Já em 2016, o restaurante que dirigia – Lisboeta – na Pousada de Lisboa conquistou o prémio Revelação do Ano do guia português «Boa Cama Boa Mesa». Vale a pena ir conhecer as novidades do restaurante, integrado no hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux.
(Artur Machado / Global Imagens)

Largo do Paço, Amarante
Tiago Bonito é o novo chef do Largo do Paço, em Amarante.

Armazém da Alfândega, Aveiro
A cada primeiro e último sábado do mês, os quatro lugares ao balcão estão quase sempre lotados. A culpa é da iniciativa promovida pelo chef Daniel Cardoso, que ali serve um menu especial por reserva. Quem dá preferência ao conforto da mesa não irá perder a criatividade e ousadia do chef, já que a ementa inclui uma experiência de degustação com seis pratos à escolha. O Armazém da Alfândega é um dos mais recentes conceitos da cidade, instalado no edifício do também ele recém-inaugurado hotel Histórias Por Metro Quadrado, no célebre Largo do Rossio. Daniel, que agarrou a nova experiência depois de liderar a cozinha do lisboeta Le Moustache, quis investir em comida de conforto, pensada para partilhar e cujas raízes remontam às suas viagens, entre um cruzamento de sabores assumido. Assim, a carta tanto oferece um bem regional camarão à Bulhão Pato, um risotto de canivetes, carpaccio de veado ou um pevidotto - um risotto que troca os grãos de arroz pela massa de pevide - de tinta de choco com vieiras.
(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)

Armazém da Alfândega, Aveiro
(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)

Costa do Sol, Vila Pouca de Aguiar
A meio caminho entre Chaves e Vila Real, é possível marcar um encontro com a tradicional cozinha transmontana. Inserido no Hotel Aguiar da Pena, o Costa do Sol aposta nos enchidos regionais como aperitivo, antes da carne maronesa grelhada fazer a sua apresentação. Mas esta não é a única especialidade da casa. Na carta não faltam variações de bacalhau e de carne de porco. Para visitas planeadas atempadamente, é possível pedir, por encomenda, uma feijoada à transmontana ou javali estufado.

Costa do Sol, Vila Pouca de Aguiar
Férias ou fins de semana permitem passeios mais relaxados a uma distância segura. A Evasões sugere alguns restaurantes para ir neste fim de semana a uma hora e meia do Porto.