Algarve: Grand House recebe jantares de autor até abril

Jen Stechemesser é o chef anfitrião destes jantares. (Fotografia de Leonardo negrão/GI)
O hotel Grand House, em Vila Real de Santo António, vai receber um ciclo de jantares de chefs até abril. Tiago Bonito, do Largo do Paço, foi o primeiro convidado do chef-anfitrião Jen Stechemesser.

Já começou o ciclo de Grand Dinners no restaurante do hotel de cinco estrelas Grand House, em Vila Real de Santo António, no Algarve. O chef Tiago Bonito, do Largo do Paço (1* Michelin), em Amarante, foi o primeiro convidado desta série de jantares coordenados pelo alemão Jen Stechemesser (ex- Vila Joya e Vilalara Thalassa Resort, entre outros).

Organizados a quatro mãos, estes jantares são uma oportunidade para os profissionais partilharem experiências. “Os encontros de diferentes percursos e pontos de vista são sempre enriquecedores”, afirma o chef, secundado por Tiago Bonito. “Não é só vir cozinhar, aprendemos todos os dias. Acima de tudo é a partilha e a aprendizagem”.

A ligação ao Algarve e aos produtos locais será, em todas as ocasiões, uma pedra de toque dos chefs, que nos jantares de 7 e 8 de fevereiro utilizaram carabineiro, gamba da costa, salmonete e citrinos. Para o conimbricense Tiago Bonito foi quase um regresso a casa, depois de ter trabalhado nove anos no Algarve, em vários hotéis de excelência.

A sala do Grand Salon, no hotel, tem capacidade para 36 pessoas. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

O resultado foi um menu de seis momentos, qual viagem sensorial pelo norte e sul do país, de Amarante – berço do Casa da Calçada – a Vila Real de Santo António, morada do Grand House Algarve. A harmonização vínica ficou a cargo do produtor Colinas do Douro, que teve oportunidade de dar a conhecer as referências Quinta da Extrema.

Situada no extremo sudeste da Região Demarcada do Douro a 640 metros de altitude, esta propriedade goza de um terroir único, com vinhas situadas na transição xisto-granito, o que permite fazer vinhos gastronomicamente versáteis e “elegantes, frescos, minerais e com longevidade”, descreve o produtor.

Os Grand Dinners vão acontecer até ao mês de abril, e apesar de ainda não terem sido anunciados os nomes (nem datas) dos próximos chefs, a Evasões sabe que deverão ter selo Michelin. Cada jantar custará cerca de 165 euros por pessoa (bebidas incluídas) e as reservas podem ser feitas pelos contactos do hotel. Tudo acontecerá no Grand Salon, o restaurante do hotel Grand House, erguido em 1926 como o primeiro hotel de cinco estrelas a sul do Tejo. A obra foi encomendada pela família fundadora da marca de atum Ramirez.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend