Abriu um novo Cantinho dos Bragança na baixa do Porto

Bacalhau com xerém, no Cantinho dos Bragança. (Pedro Correia/Global Imagens)
É na Rua da Alegria, onde em tempos funcionou um famoso bar da noite portuense chamado Valentino’s (e depois muitos outros), que se instalou este novo projeto dos irmãos Diogo e Fábio Bragança.

Restaurante elegante, uma carta criativa que funde vários estilos, de autoria do chef Mário Moreira, e uma lista de cocktails de autor. “Surgiu a hipótese de ficarmos com este espaço em janeiro ou fevereiro do ano passado. A pandemia começou em março, mas decidimos arriscar, mesmo não sabendo quanto tempo íamos estar nisto”, conta Diogo.

Já há algum tempo que queriam complementar a esplanada que têm nos Poveiros. Primeiro, pensaram em fazer algo muito parecido mas num espaço mais fechado, mas à medida que as obras no novo espaço foram decorrendo, perceberam que tinha potencialidade para algo muito diferente. “Quisemos elevar o nível, mantendo um registo de partilha de tapas”, explica.

Cantinho dos Bragança. (Pedro Correia/Global Imagens)

Foram buscar o chef Mário Moreira, um jovem “com ideias fora da caixa, irreverente, com uma dinâmica que apreciamos muito”, diz Diogo. Entre as criações que estão a ter mais sucesso está o ceviche de bacalhau com um sorvete de tomate, os croquetes com bechamel de alheira e pickles de sementes de mostarda e, nas propostas vegetarianas, a couve grelhada com queijo da ilha e molho romesco. O presunto de atum – muxama – acompanhado por ovos mexidos também tem dado que falar, até porque “ainda há muita gente aqui que não conhece este produto”, muito tradicional do Algarve. Outra referência à região mais a sul do país é o bacalhau com xerém (uma espécie de papa de milho). Este é um dos pratos principais, a par do polvo com esmagada de batata.

Tal como no Cantinho original, aqui os cocktails têm muita importância. Há uma carta de clássicos e outra de autor, criada por Pedro Magalhães e Diogo Bragança. O Alchemist, por exemplo, preparado com mezcal, campari, vermute La Quintinye e angostura, é “para grandes apreciadores de cocktelaria”, considera. Tudo para comer e beber num dos três andares do espaço, que inclui também uma esplanada, no último andar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend