Migas doces de chocolate com pão alentejano
INGREDIENTES: chocolate negro (120g), miolo de pão alentejano cortado em cubos pequenos (200g), açúcar (180g), amoras silvestres (200g), gemas (6), claras (4), água (500ml) e aguardente de medronho (100ml).
PREPARAÇÃO: Partir o chocolate aos bocados e reservar. Levar ao lume um tacho com a água e o açúcar. Quando estiver quente, juntar a aguardente e o pão. Mexer com uma colher, com cuidado, para não desfazer totalmente. Deixar ferver um pouco. Retirar do lume, e quando estiver morno, juntar as gemas uma a uma, mexendo sempre. Ao mesmo tempo, envolver os bocadinhos de chocolate. Entretanto, bater as claras em castelo e envolver no preparado. Colocar em taças individuais e levar ao frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir. Acompanhar com amoras silvestres frescas.

O chef António Nobre. (Fotografia de Cátia Barbosa/DR)
Sobre o chef António Nobre
António Nobre, 50 anos e natural de Beja, é o nome que chefia as cozinhas dos hotéis M`AR De AR, sediados em Évora, e o restaurante Degust’AR Lisboa, em Picoas. Confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo, frequenta, desde 2002, o prestigiado Congresso de San Sebastian “Lo Mejor de la Gastronomia”, tendo sido pioneiro na iniciativa de elaborar um cardápio dos vários azeites do país. No restaurante de Lisboa o chef dá forma a uma cozinha alentejana de excelência, baseada em produtos locais, e ancorada numa seleção de vinhos.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
