Os pratos da carta de inverno do Barão de Fladgate, nas caves Taylor’s, chegam à mesa como uma pintura no prato. Não fosse o aroma a instigar o garfo e hesitar-se-ia a desmanchar as composições que o chef Ricardo Cardoso criou para a estação, entre elas o lombo de veado com um inusitado risoto de morangos, ou ainda o bacalhau com toucinho de porco bísaro, carabineiro e broa de Avintes.
Nas entradas, destaca-se a terrina de carnes de porco fumadas com espuma de feijão-manteiga e cuscuz, que condensa todo o rico sabor de uma sopa do campo. Por se vestir de alta cozinha – com o ritual do creme vertido no prato diante do cliente, na solenidade da sala elegante, com vista para o casario ribeirinho – a primeira colher que revela a sua delicada rusticidade pode surpreender.
É de experimentar ainda a salada de pera-rocha com laranja do Algarve, lascas de leitão e torresmo em vinagrete de laranja sanguínea. Não por nos fazer viajar até ao pote de ferro camponês como a terrina, mas porque prova ser possível criar uma bela salada fresca de inverno, com ingredientes que talvez não nos ocorresse casar.
A descrição dos pratos na ementa é longa e lê-la estimula a imaginação do paladar, mas interessa sobretudo indicar que estas orquestrações de sabores podem ser provadas nos menus de degustação do restaurante, mas também num interessante menu de almoço, disponível de segunda a sexta. Um exemplo do que pode calhar a quem optar por este menu dos dias úteis (com entrada, prato e sobremesa) é começar com um creme de grão-de-bico, butelo de Vinhais com infusão de salsa fresca; prosseguir com salmão com estufado de ervilha e chouriço de porco, ovo perfeito e beurre blanc de paprica fumada ou ainda coxa de pato com risoto de cogumelos e queijo de cabra com molho de balsâmico envelhecido. E terminar com um semifreddo de frutos tropicais com gelado de citrinos e verduras.
É uma pequena degustação, numa sala com um panorama único, por 30 euros, a dar direito a um copo de vinho. Entre as novas entradas, encontra-se o aveludado de cogumelos silvestres com queijo da ilha e avelãs; o caranguejo real com vieiras e mil folhas de salada do mar. Nos pratos principais, encontra agora o pregado com molho de chocolate negro e flor de laranjeira, o cachaço de porco-preto e o borrego, ambos numa dança de legumes e ervas aromáticas.
Sobremesas
Jogar com as aparências parece ser o lema da carta de sobremesas de inverno. Há um pêssego de cor vibrante que se desfaz em creme e um tropical onde domina o coco e outros aromas.
