A mostra de vinhos Tejo a Copo, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo, regressa ao Convento de São Francisco, em Santarém, no dia 8 de março (sábado), com 28 produtores da região, dos quais quatro em estreia absoluta no evento: Portucalense, Lindeborg Wines, Quinta dos Penegrais e Rui Reguinga.
À semelhança do ano passado, a manhã será de acesso exclusivo a profissionais do setor, abrindo-se as portas ao público entre as 15h e as 20h30. A entrada no Tejo a Copo 2025 é livre, mas o acesso à degustação dos vinhos implica a compra do copo do evento, no valor de 7,50 euros.
Tejo a Copo no Convento de São Francisco, em Santarém. (Fotografia de Gonçalo Villaverde)
Para além da prova livre, a programação do dia conta com provas comentadas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo Rodolfo Tristão, que dará a conhecer as novidades produzidas com as castas rainhas da região – Fernão Pires e Castelão. Haverá também uma prova dedicada a estilos contemporâneos que dará palco a vinhos com vinificações mais disruptivas, como pet nat, orange wine, curtimenta, entre outros.
Durante o evento, os petiscos estarão a cargo do chef Rui Lima Santos, proprietário do restaurante Deselegante, em Santarém, e a animação musical será garantida pela atuação ao vivo da banda The Singles e DJ Fernandinho. Será ainda possível levar um pouco da experiência para casa ao passar na “loja” do Tejo a Copo, onde existirão, pelo menos, dois vinhos de cada produtor à venda a preços especiais.
Além das edições de Santarém e Tomar, os vinhos do Tejo chegam também a Lisboa, a 10 de maio, com o evento Tejo n’A Praça.