Tarelo, Tarelo Monumental e Potion são as novas três referências da ilha do Pico. Aqui, onde as vinhas se plantam em currais, de solos de basalto, o enólogo criou vinhos que querem refletir este terroir próprio.
O primeiro, de 2019, é feito de Arinto e Verdelho, duas castas tradicionais da ilha que fazem aqui um também tradicional blend. A produção destas castas é muito baixa e dá origem a um vinho de perfil exótico, com a influência atlântica e dos solos de basalto. Tem aroma mineral, com notas de citrinos e algum tropical. Elegante e fresco na boca, com um longo final.
O Monumental Arinto 2018 Branco, provém apenas da casta Arinto, uma das mais ancestrais da ilha e que se adaptou perfeitamente à cultura dos currais, ao solo de basalto e à influência atlântica. Este vinho é pleno de aromas minerais, de salinidade, e tem algumas notas citrinas.
Por fim, o Potion Licoroso DOC Pico 2003, é um licoroso de 20 anos feito a partir de uvas cultivadas em solo vulcânico. Este é um vinho de sobremesa, sem adição de álcool, e que tem um longo período de maturação em barricas, nas adegas da Curral de Atlantis.
Vinhos:
Tarelo IG Arinto e Verdelho: 30 euros
Monumental Arinto 2018: 80 euros
Potion Licoroso DOC Pico 2003: 900 euros
