A América do Sul tem encantos que ninguém nega, e gastronomias cheias de charme e sensualidade. Os vinhos portugueses reagem favoravelmente às muitas alegrias que as mesas do lado de lá do oceano oferecem, desde o simples petiscos até aos pratos de cozedura lenta, passando pelo inefável churrasco. Aqui ficam sugestões de exploração, para fazer as suas próprias experiências. Boas provas!
CEVICHE
Conde d’Ervideira Viognier Alentejo branco 2018 (13%)
Ervideira
Estreia da casa num varietal de viognier e está de truz. Oferece uma frente cítrica complementada com um fundo de amargos que o tornam no candidato ideal para um ceviche aprimorado. Vinho a acompanhar ao longo do tempo e em edições futuras.
Preço: 30 euros
Classificação: 17 valores
Rafeiro Alentejo branco 2018 (13,5%)
Soc. Agr. Monte
Arinto e Rabo de Ovelha, sendo que a primeira tem nas vinhas únicas da Herdade do Monte Branco expressão feliz, com uma capacidade de corte de fibra e proteína que resulta bem no palato. O blend consegue envolver pratos de ceviche como poucos, pelos contrastes que cria.
Preço: 7 euros
Classificação: 16,5 valores
TIRA DE VACA GRELHADA
Quinta do Carneiro Pactus Alicante Bouschet Lisboa tinto 2015 (14%)
Soc. Agr. Carneiro
Estágio de 6 meses em carvalho francês. A Quinta do Carneiro está numa nova vida, com enologia brilhante e perfis modernos em todos os seus vinhos. Este Alicante Bouschet ombreia no garbo com o Cabernet Sauvignon, clássico desta propriedade. Excelente desempenho com a tira no churrasco.
Preço: 10 euros
Classificação: 18 valores
Reserva do Comendador Alentejo tinto 2015 (15%)
Adega Mayor
Alicante Bouschet (60%), Syrah (30%) e Touriga Nacional (10%). As vinhas já atingiram a maturidade e o terroir de Campo Maior abraça com elegância a casta Alicente Bouschet. É um vinho festivo e guloso, nunca perde a elegância e gosta de carnes grelhadas, pelo que irá bem com a tira argentina.
Preço: 23 euros
Classificação: 18,5 valores
GUACAMOLE
Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2018 (13%)
Quintas de Melgaço
Um branco copioso e poderoso, com a frescura que só os terroirs #de Melgaço conseguem proporcionar. Nasceu #para o petisco e para congregar amigos, pelo #que o guacamole será bem-vindo. Não se deve refrescar demasiado, #12ºC estará bem.
Preço: 10 euros
Classificação: 16,5 valores
Quinta do Monte d’Oiro Lybra Lisboa rosé 2018 (12%)
José Bento dos Santos
100% Syrah, extração muito contida, tem vocação forte para a mesa do petisco e pratos exóticos. #O guacamole costuma ter uma frente de amargos que dificulta a tarefa ao vinho, mas este entra por ele adentro com naturalidade graças à acidez bem trabalhada.
Preço: 9 euros
Classificação: 17 valores
MOQUECA DE CAMARÃO
Dona Dorinda Viognier Alentejo branco 2018 (14%)
Dona Dorinda
Untuosidade, frescura #e muito sabor, é o que podemos esperar deste vinho de excelência, em que tudo foi feito com a maior atenção ao detalhe. Gosta de desafios à mesa #e responde sempre vigorosamente #a especiarias, fundos #fortes de cozinha e pratos #de cozedura lenta, como #é o caso da moqueca.
Preço: 30 euros
Classificação: 18 valores
Vinha dos Calços Largos Reserva Douro tinto 2017 (14,5%)
Dona Matilde
Mistura de castas de um talhão de vinha velha com mais de 70 anos. Estagiou apenas em inox ao longo de 18 meses, criando #um misto de frescura #e complexidade que mostram um outro lado #da prodigiosa propriedade da Quinta Dona Matilde. Resolve bem pratos tropicais como a moqueca.
Preço: 27 euros
Classificação: 17,5 valores
FEIJOADA
Retrovisor Douro tinto 2017 (15%)
Gravidade
Vinho cheio de subtilezas em torno da grande frescura que possui. Dificilmente se chega à grande carga tânica que apresenta, pelo cuidado posto na vinificação. Extração moderada, concentração ótima, resolve bem pratos de tacho como a feijoada.
Preço: 20 euros
Classificação: 18 valores
Taboadella Estudos N.º 3 Tinta Roriz Dão tinto 2018 (14%)
Taboadella
Um vinho de recorte muito fino, casta com expressão surpreendente, sem madeira. Aborda bem os diversos componentes de uma feijoada, gorduras e leguminosas a merecer integração feliz. Vinho a acompanhar, é candidato a posição cimeira nos Roriz nacionais.
Preço: 17 euros
Classificação: 17,5 valores










