Licor de mel algarvio dá sabor ao ‘melhor’ cocktail da Dinamarca

Foi este o licor utilizado na fórmula do cocktail vencedor na Dinamarca. (Fotografia: DR)
O “Dom Cristina”, licor de mel produzido em Portimão há 64 anos, foi um dos ingredientes utilizados no cocktail de Damiano Pezzi, o bartender vencedor da etapa dinamarquesa 2019 da International Bartender Association.

O ‘melhor’ cocktail clássico da Dinamarca, eleito na etapa dinamarquesa do concurso de cocktails da International Bartender Association, foi feito com “Dom Cristina”, um licor de mel produzido no Algarve desde há 64 anos. Damiano Pezzi, o bartender autor da bebida, vai representar a Dinamarca na final mundial do concurso que se realiza na China.

O licor de mel Dom Cristina, considerado uma especialidade do Algarve, resulta de uma “tradicional e antiga mistura de mel, aguardente de medronho e álcool de cereais, aromatizada com plantas serranas”, explicou a marca em comunicado. “É um licor rico em sabor e volume, que se pode beber simples, com gelo limão ou em cocktails”.

A família Cristina – cujo negócio já vai na terceira geração -, faz questão de apenas usar “produtos de elevada qualidade”, exemplo do mel, “sempre comprado a pequenos produtores locais”, dizem. A bebida é envelhecida durante pelo menos seis meses em cascos de carvalho (antes utilizados para envelhecer vinho do Porto), filtrada e engarrafada.

Para além do protagonismo obtido na Dinamarca, o Dom Cristina ganhou uma medalha de prata no San Francisco International Spirits Competition, considerado um dos principais concursos mundiais de bebidas espirituosas nos Estados Unidos. Segundo a família Cristina, “as recentes distinções reforçam o estatuto do Dom Cristina como o licor português mais premiado a nível internacional”.

 

Leia também:

O doce licor de laranja está de volta a Setúbal
Lisboa: abriu uma nova loja Arcádia no Chiado
Esta empresa leva-o a voar sobre as praias do Algarve – e pode ver flamingos



Ler mais







Send this to friend